Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


'Dica' em corrente é falsa! Óculos escuros não ajudam a dirigir na chuva

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/06/2018 04h00

Há soluções para tudo circulando na internet. Nem todas verdadeiras, obviamente. Recentemente, uma dica mira quem dirige muito e passa por tempestades.

Sugestão para melhorar a visibilidade? "Colocar óculos escuros".

"Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para-brisas em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade ainda é bastante ruim. Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve). Parece um milagre!", afirma a mensagem.

Segundo a corrente, a dica vem de um policial --não identificado, claro. "Não se sabe o motivo, mas funciona muito bem quando chove muito", completa.

Além disso, "também é útil em condução noturna".

FALSO: Não use óculos escuros com baixa luminosidade

O oftalmologista Remo Susanna, professor da USP (Universidade de São Paulo), diz que nunca ouviu falar nessa prática e que a mensagem "passa uma informação perigosa".

"Quando está chovendo, deduz-se que haja menos luminosidade. Não me parece razoável que usar óculos escuros vá melhorar a capacidade de enxergar do motorista", afirmou o professor, pesquisador da área de glaucoma.

Segundo Susanna, o mesmo serve para usar o acessório durante à noite. "Se a pergunta se refere a ambientes ou períodos de baixa luminosidade, só há uma resposta: não [funciona]", afirma o médico.

"Quem está acostumado a ver as pessoas ficarem cegas, passa anos pesquisando, não tem outra opção se não abominar esse tipo de mensagem", continua o oftalmologista.

Susanna aconselha as pessoas a não acreditarem em informações passadas pela internet. "É uma informação perigosa."

Como outro exemplo, ele se recorda de uma "brincadeira" danosa que circulou entre jovens no passado para supostamente aumentar os efeitos da embriaguez. "Lembra quando passaram aquela história de colocar vodca no olho? Recebi um monte de adolescente com o olho queimado", conta ele.

Detran também rejeita uso

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) também não sugere usar óculos escuros para dirigir em dias de chuva. Pelo contrário. O órgão afirma que, caso a visibilidade esteja comprometida, o motorista deve parar em algum lugar e esperar pelo fim da tempestade.

Entre as outras propostas para aumentar a segurança durante uma chuva forte estão ampliar a distância do carro à frente, reduzir a velocidade, manter o farol ligado e sempre checar o estado dos pneus. O motorista não deve ligar o pisca-alerta nem o farol alto.

Aos motociclistas, também é indicado que esperem a chuva passar. "Se isso não for possível, é imprescindível que o condutor da moto esteja bem equipado, utilizando capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas", finaliza o órgão.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.