Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Beber suco de cenoura diariamente não cura câncer

iStock
Imagem: iStock

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2018 04h00

Um vídeo que circula pela internet desde o começo do ano promete a cura do câncer em poucos meses apenas com uma medida alimentar: tomar suco de cenoura diariamente. A mensagem conta a história da escritora americana de livros infantis Ann Cameron. Segundo o vídeo, ela conseguiu se curar de um câncer de cólon em estágio avançado apenas com a adoção da bebida.

O tratamento, contado no livro “Curing Cancer With Carrots” (“Curando o Câncer com Cenouras”, em tradução livre), publicado nos Estados Unidos em 2014, diz que Ann tomou 2,5 litros de suco de cenoura diariamente durante menos de dois meses e se viu livre da doença.

“Em 6 de junho de 2012, Ann fez uma cirurgia para combater um câncer de cólon na fase 3. Depois da cirurgia, ela se sentiu melhor até o início de novembro do mesmo ano. Foi quando exames de rotina detectaram que seu câncer de cólon havia avançado para o estágio 4, com metástase nos pulmões”, diz a mensagem.

Ainda segundo o texto, a escritora tinha uma expectativa de até três anos de vida quando começou seu tratamento alternativo. “No dia 17 de novembro de 2012, Ann começou seu regime diário de suco de cenouras”, relata o vídeo. “Durante o tratamento, não fez quimioterapia nem radioterapia. Também não fez mudanças radicais na dieta, à exceção do suco de cenoura.”

No começo de janeiro de 2013, diz a mensagem, novos exames indicaram que os tumores haviam parado de crescer. “E em 30 de julho de 2013, a mais emocionante de todas as notícias: Ann estava livre do câncer”, conclui. Uma das hipóteses da eficácia da cenoura levantadas pela corrente seria seu alto teor de antioxidantes.

FALSO: Suco de cenoura não cura o câncer

Oncologistas ouvidos pelo UOL não negam a história de Cameron por falta de detalhes sobre seu caso, mas também não recomendam a troca de tratamentos tradicionais do câncer, como quimioterapia e radioterapia, por formas alternativas, como tomar apenas suco de cenoura ou qualquer outro.

“Tem de se verificar o que aconteceu com essa escritora para saber se ela não fez nenhum outro tratamento enquanto tomava o suco”, afirma Marcello Fanelli, fundador do Instituto de Oncologia Marcello Fanelli. “Mas não posso recomendar a meus pacientes [que façam essa troca]. Na história da oncologia, não há registro de suco de cenoura como uma cura."

Maria del Pilar Diz, coordenadora da Oncologia Clínica do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) afirma também nunca ter ouvido falar da história. Depois de assistir ao vídeo indicado pela reportagem, a oncologista analisou os dois casos expostos. “O primeiro caso, do homem [Ralph Cole], diz que ele tomava o suco de cenoura enquanto fazia o tratamento, então não há como saber [o papel da bebida], visto que havia a forma tradicional”, argumenta.

Já a mulher ela considera um caso mais atípico. “Não tenho elementos técnicos sobre ela para afirmar, mas há relatos, mesmo que muito raros, de remição espontânea de neoplasia. É raro, mas não impossível”, continua Diz. A coordenadora do ICESP afirma que não se pode pegar “um caso isolado” e tratá-lo como regra. Pelo contrário: segundo ela, quando aplicado em massa, tratamentos alternativos ao câncer se mostram muito menos eficientes do que os tradicionais.

A especialista cita dois estudos recentes, o último publicado na semana passada no “Journal of the American Medical Association”. “Foram avaliados mais de um milhão de pacientes que usavam medicinas complementares em vez das convencionais. Como em outros estudos, mostrou que eles aumentam a mortalidade e diminuem a expectativa de vida dos pacientes”, explica a médica.

“As pessoas baseiam suas decisões em relatos pessoais, individuais, quando experiências em grandes grupos mostram outra coisa”, alerta Diz.

“Vira e mexe aparece uma coisa nova como tratamento, já ouvimos diversas histórias”, afirma Fanelli. “É compreensível [que as pessoas pensem em formas alternativas] dado que é uma situação difícil, mas não é o recomendável.”

Os médicos, no entanto, estimulam que seus pacientes sigam uma alimentação saudável, que pode incluir também suco de cenoura. “Quando se passa por um tratamento como este, é preciso ter uma alimentação equilibrada. Dois litros e meio de cenoura por dia não me parece razoável”, afirma Fanelli. “Mas uma boa alimentação é, inclusive, complementar ao tratamento.”

FALSO: Sorvete não é contraindicado a pacientes com câncer

O vídeo também traz uma citação de Ann, que diz não recomendar sorvete para quem está no tratamento contra o câncer. Os oncologistas também negam esta informação.

“O sorvete tem uma riqueza nutricional grande. Muitas vezes a gente até recomenda, visto que é mais fácil tomar algo gelado do que algo quente”, afirma Fanelli. “Ele pode ser prazeroso ao paciente, mas também não pode se alimentar só dele, né?”, conclui Diz. “Medidas para uma vida mais saudável são excelentes, mas o que mudou a vida dos pacientes com câncer mesmo foram os tratamentos ditos conservadores.”

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.