Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Governo não publicou decreto que convoca brasileiros para o serviço militar

Arte UOL/Marcelo Justo/UOL
Imagem: Arte UOL/Marcelo Justo/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2019 17h45

Um suposto "decreto presidencial" começou a circular pelos aplicativos de mensagem. O documento "convoca" cidadãos brasileiros do sexo masculino a participarem de um treinamento militar secreto durante a próxima semana.

"A mobilização nacional, devendo se apresentar todos os homens brasileiros, de 18 (dezoito) a 60 (sessenta) anos de idade, independente do estado civil, às 18:00hs (dezoito horas) do dia 01 de março de 2019 (sexta-feira), para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas)", diz o 1º Artigo do suposto Decreto nº 9.715.

O documento teria sido assinado na última segunda-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro em conjunto com Ilques Barbosa Junior, comandante da Marinha, Edson Leal Pujol, comandante do Exército e Antônio Carlos Moretti Bermudez, comandante da Força Aérea.

FALSO: Suposto decreto que convoca brasileiros para o serviço militar é piada

Nem o governo nem as Forças Armadas solicitaram o treinamento secreto de nenhum cidadão brasileiro. A corrente não passa de brincadeira do WhatsApp.

Ao UOL, tanto o Planalto quanto as Forças Armadas negaram a assinatura do suposto decreto nº 9.715. De acordo com ambos os representantes, a corrente seria uma piada que começou a circular nessa semana por aplicativos de mensagem, em referência às festas de Carnaval, que iniciam na sexta.

A brincadeira usa a numeração correta de publicação. O último decreto publicado pelo governo é de nº 9.714, no dia 22 de fevereiro de 2019, mas nada tem a ver com as Forças Armadas e sim com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Caixa Econômica Federal.

O UOL encontrou só um decreto presidencial de nº 9.715 - este assinado em setembro de 1946, há quase 73 anos, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, e também não tem nada a ver com as Forças Armadas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere