Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Michelle Bolsonaro tenha voltado a dar aulas de libras

Arte UOL/Evaristo Sá/AFP/Folhapress
Imagem: Arte UOL/Evaristo Sá/AFP/Folhapress

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL

2019-03-05T04:00:00

05/03/2019 04h00

Uma mensagem que circula pelas redes sociais "anuncia" que Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil, voltou a trabalhar como professora. O autor do texto diz que, apesar do título que recebeu com a posse do marido Jair Bolsonaro como presidente, "ela se negou a deixar a escola e vai continuar dando aula em libras".

FALSO: Michelle Bolsonaro não retomou atividades como professora de Libras

A mensagem é acompanhada por uma foto de Michelle com uma blusa listrada, com a publicação dizendo que a primeira-dama "ensina a Língua Brasileira de Sinais para cerca de cem crianças, jovens e adultos". Na imagem, ela aparece fazendo o sinal internacional da frase "Eu te amo" com uma mão e, com a outra, a letra i, primeira da versão em inglês da frase, "I love you".

O texto termina com "como é algo do bem e simplesmente magnífico ninguém vai compartilhar". Somente uma das versões da publicação tem aproximadamente 120 mil compartilhamentos no Facebook. Nos comentários, a maioria dos usuários elogia a atitude de Michelle.

A informação de que a primeira-dama voltou a dar aulas de Libras é incorreta, pois Michelle não é professora, como confirmou a assessoria de imprensa da Presidência da República. A resposta foi a mesma, "ela não é professora", para a pergunta se ela dá aula em alguma igreja.   

A foto que aparece na postagem também não é um registro de Michelle ensinando Libras, como sugerido. Foi retirada de um vídeo do perfil BolsoSurdos no YouTube em que a primeira-dama é entrevistada em Libras. 

No momento em que a imagem foi congelada, ela diz conhecer o sinal da frase "Eu te amo" e explica que a origem vem da língua inglesa. 

Nessa mesma entrevista, Michelle confirma que não é professora de Libras. "Eu apenas sou estudante. Eu estou aprendendo Libras", diz. Ela ainda conta que aprendeu o alfabeto na Língua Brasileira de Sinais com um tio que é surdo.

Na postagem, o nome da primeira-dama aparece como "Michele D' Paula", mas seu nome correto completo é Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro.
 

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere