Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Messi não usou camiseta com foto de Bolsonaro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

01/07/2019 04h00

Está circulando pelas redes sociais uma foto do jogador de futebol Lionel Messi levantando o uniforme do Barcelona, time espanhol em que joga, e "revelando" uma camiseta com uma imagem do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por baixo. Bolsonaro aparece fazendo seu típico gesto de arminha com as mãos. A cena parece ser uma comemoração de gol.

Nos compartilhamentos, usuários têm acrescentado textos como "É isso aí, Messi, sempre fui teu fã e não é à toa" e "Já já começa os mimimi de petista? vão falar que é montagem". Nos comentários, alguns elogiam a atitude do atleta e outros apontam para a possível falsidade da foto.

FALSO: Messi não comemorou gol mostrando camiseta com foto de Bolsonaro

A imagem é falsa, como confirmou a assessoria de imprensa do Barcelona. Na foto verdadeira, a camiseta continha a frase "Fuerza tio". A cena ocorreu em um jogo contra o Real Madrid, no dia 10 de março de 2007, no estádio Camp Nou, casa do Barcelona.

Na partida, que terminou em empate por 3 a 3, Messi marcou os três gols do Barcelona e mostrou a camiseta em todas as comemorações. Mais tarde, ele contou que se tratava de uma mensagem para seu tio e padrinho, que havia perdido o pai no dia anterior na Argentina.

A mesma foto de Messi já foi alterada com imagens de Che Guevara, Virgem Maria e até batatas fritas industrializadas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.