Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Governo do Maranhão não aboliu a bandeira do Brasil

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2019 04h00

O governo de um estado pode trocar a bandeira brasileira por uma estrangeira? É o que prega uma mensagem que circula pelas redes sociais. Segundo ela, o governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, teria tirado a bandeira do Brasil e colocado uma vermelha no lugar. "O governador Flávio Dino, cadê a bandeira do Brasil? Por que tem a bandeira da China sendo usada? Por que não é utilizada a bandeira do Brasil e sim da China? O Maranhão está em que país?", questiona um dos usuários do Facebook.

Junto à mensagem, uma foto de Dino com duas bandeiras ao fundo: do Maranhão à esquerda e da China à direita. Em alguns grupos da rede social, a reportagem também encontrou pessoas atribuindo a bandeira vermelha à bandeira comunista.

FALSO: Governo do Maranhão não trocou bandeira do Brasil

A corrente usa o frame de um vídeo verdadeiro para gerar uma informação falsa. A bandeira atrás de Dino na foto é chinesa, mas ela não substituiu a brasileira.

A imagem foi captada no dia 9 de junho durante a visita de uma comitiva do Banco de Desenvolvimento do bloco Brics, o New Development Bank (NDB), que tem como vice-presidente o chinês Xian Zhu, que participou da reunião. Por isso, o uso da bandeira.

"Faz parte do protocolo do governo do Maranhão hastear a bandeira de um país em caso de visita de comitiva estrangeira, neste caso, a da China", esclareceu a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), por meio de nota.

Ao UOL, a Secap também negou "veemente ter abolido a bandeira do Brasil das fotos oficiais".

Segundo o órgão, outras comitivas estrangeiras, como as de Canadá e Israel, também tiveram as bandeiras de seus países hasteadas em reuniões no Palácio dos Leões, sede do governo estadual.

Em seu site oficial, o governo maranhense explica que a reunião com o NDB teve como objetivo "discutir o investimento em dois grandes projetos de infraestrutura logística para o Maranhão: a recuperação da [rodovia] MA-006 e a construção do Porto São Luís".

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.