Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Jornalistas da Globo não usaram vermelho no dia em que Lula foi solto

confere todas de vermelho - Arte/UOL
confere todas de vermelho Imagem: Arte/UOL

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

12/11/2019 11h02

Resumo da notícia

  • Montagem que circula em redes sociais mostra cinco jornalistas da Globo vestindo vermelho
  • Mas as imagens são antigas e não são dos dias 8 e 9 de novembro
  • Na montagem, Maria Julia Coutinho e Sandra Annenberg estão em telejornais que não apresentam desde setembro
  • Outras três repórteres foram incluídas na montagem, mas também não usaram roupas vermelhas nos dias

A informação de que cinco jornalistas da TV Globo usaram vermelho durante a apresentações de telejornais da TV Globo nos dias 8 e 9 de novembro, data em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto após a decisão do STF sobre prisão em segunda instância, é falsa. Imagens das jornalistas circulam nas redes sociais com mensagens supondo que a escolha da cor da roupa era um sinal de apoio a Lula. No entanto, as imagens postadas nas montagens não são dos dias 8 e 9.

Entre as fotos estão as das jornalistas Maria Julia Coutinho e Sandra Annenberg. A primeira aparece na bancada do Jornal Nacional e, a segunda, na do Jornal Hoje. Annenberg não apresenta mais nenhum telejornal na emissora desde 13 de setembro, quando deixou a bancada para assumir a apresentação do Globo Repórter.

A âncora Ana Paula Araújo, que apresentou o Jornal Nacional na última sexta-feira (8) - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
A âncora Ana Paula Araújo, que apresentou o Jornal Nacional na última sexta-feira (8)
Imagem: Reprodução/TV Globo

Maju assumiu o lugar de Annenberg como âncora do Jornal Hoje, jornal que apresentou na última sexta-feira (8). Já o Jornal Nacional foi apresentado pela âncora Ana Paula Araújo ao lado de William Bonner. No sábado, Maju não apresentou o Jornal Hoje, e o Jornal Nacional teve na bancada Larissa Pereira e Matheus Ribeiro.

A comentarista e repórter Andreia Sadi, da GloboNews, foi incluída na montagem, mas Globo informou que ela não participou da cobertura sobre a soltura do presidente Lula na sexta e não trabalhou no sábado.

Outras duas repórteres tiveram suas imagens veiculadas nas montagens: Isabela Leite, da GloboNews, e Fernanda Ubaid, da afiliada TV TEM.

No caso da repórter da GloboNews, ela fez um post no Instagram no dia 8 mostrando os bastidores da reportagem que estava fazendo. Nas imagens, é possível ver que ela não usava roupa vermelha.

O mesmo aconteceu com a repórter Fernanda Ubaid. No dia 8 ela apresentou o quadro de dicas culturais do TEM Notícias 1ª edição, de Bauru e Marília, usando camisa branca e calça preta, e não fez entradas nos jornais de rede nacional da TV Globo.

A jornalista Fernanda Ubaid, no TEM Notícias 1ª edição do dia 8 de novembro - Reprodução/TV TEM - Reprodução/TV TEM
Imagem: Reprodução/TV TEM

Uma outra imagem circula com a foto da jornalista Delis Ortis fazendo uma entrada em um dos telejornais usando um blazer vermelho. Segundo a emissora, a imagem também é antiga pois na sexta-feira ela usou preto.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.