PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Bolsonaro não inaugurou trecho da transposição do SF em foto de banhistas

Arte/Tiago França/MPF/PB
Imagem: Arte/Tiago França/MPF/PB

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 04h00

Com mais de 700 km de extensão, a transposição do Rio São Francisco já teve trechos inaugurados por diferentes presidentes. Agora, uma corrente que circula nas redes sociais parabeniza Jair Bolsonaro (sem partido) por uma obra de 2017.

"Transposição do Rio São Francisco virou uma piscina na caatinga do Nordeste! O homem disse quem [sic] em 2 anos ia mandar água e mandou mesmo. #Bolsonaro2022", diz a corrente, compartilhada no Facebook, acompanhada por fotos de pessoas se banhando no que aparenta ser a obra de transposição.

Foto é de 2017 em obra inaugurada por Temer

Embora o presidente Bolsonaro tenha inaugurado um trecho da transposição do Rio São Francisco neste ano, ela não tem nada a ver com as imagens. As fotos foram tiradas em 2017 em uma área inaugurada por Michel Temer (MDB).

As imagens foram registradas no Eixo Leste da transposição do São Francisco na altura de Sertânia (PE), a cerca de 300 km de Recife. Elas circularam pelas redes sociais originalmente pelo menos desde o dia 1º de março de 2017, Quarta-feira de Cinzas, junto a uma corrente com reclamações sobre a sujeira deixada pelos banhistas.

Na parte de baixo das imagens originais, é possível ver a marca d'água do portal "Sertânia VIP", não identificado pelo UOL. No entanto, diversos portais locais reproduziram as fotos à época. Um vídeo, publicado no dia 4 de março de 2017, também mostra as celebrações no mesmo dia.

Banhistas em transposição do Rio São Francisco em 2017 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
No início de 2017, o trecho era realmente uma novidade para a região. O então presidente Michel Temer visitou Sertânia para a inauguração da obra dez dias depois da divulgação das fotos, em 10 de março.

O trecho inaugurado neste ano por Jair Bolsonaro, por sua vez, está na região de Salgueiro, na divisa de Pernambuco com o Ceará. O presidente visitou a região no dia 26 para divulgar a realização, em uma cerimônia que não teve as presenças dos governadores Camilo Santana (PT-CE) e Paulo Câmara (PSB-PE).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

UOL Confere