Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeos de ataques com ovos são de 2018; ônibus filmado não levava Lula

18.mai.2022 - Vídeos de ataques com ovos são de 2018; ônibus filmado não levava Lula - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
18.mai.2022 - Vídeos de ataques com ovos são de 2018; ônibus filmado não levava Lula Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Letícia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

18/05/2022 18h45

Uma montagem que circula nas redes distorce o real contexto de um vídeo da presidente do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, em palanque criticando um ataque contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e imagens de um ônibus sendo atingido por ovos. Apesar de as duas gravações serem verdadeiras, a junção deles é enganosa.

A legenda da montagem dizia: "Como fazer omelete de Lula". Ela foi divulgada no Kwai, onde atingiu mais de 140 mil visualizações — o aplicativo não mostra a data exata do post, mas há comentários de pelo menos 8 dias atrás. O vídeo também foi compartilhado no Facebook e TikTok.

Os dois vídeos que aparecem na montagem foram feitos quando Lula fazia uma viagem pela região Sul em março de 2018. A fala de Gleisi ocorreu durante a passagem do petista por São Miguel do Oeste (SC), no dia 25, quando o ex-presidente e sua comitiva foram atacados com ovos. Já o ônibus não fazia parte da caravana do ex-presidente, e a cena foi registrada no Paraná, não em Santa Catarina, também naquele mês.

A junção do vídeo de Gleisi Hoffmann com o do ataque ao ônibus, sem nenhuma referência a datas ou lugares, pode dar a impressão de que as duas situações estavam relacionadas e seriam recentes.

O perfil oficial de Lula no Facebook transmitiu o comício do dia 25 de março de 2018. Na transmissão de mais de uma hora, Gleisi usa as mesmas roupas e ao lado das mesmas pessoas da cena usada nos posts virais. Por volta de 39 minutos, as câmeras se voltam ao público, mas é possível ouvir a presidente do partido falando as mesmas frases do trecho usado na montagem.

As imagens do ônibus, por sua vez, foram gravadas em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, em 26 de março de 2018, como já mostraram checagens feitas no ano passado por AFP Checamos e Aos Fatos. O veículo foi atacado com ovos por manifestantes que achavam que o ônibus fazia parte da caravana de Lula. No entanto, tratava-se de um ônibus de linha, como foi noticiado na época pelo site da Cascavel TV Educativa.

Este conteúdo também foi checado pelo AFP Checamos e Estadão Verifica.

Veja 5 dicas para não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.