Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que homem foi preso por andar sobre as águas em Londres

04.ago.2022 - Imagens são reais, mas tudo não passou de uma encenação do ilusionista Dynamo - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
04.ago.2022 - Imagens são reais, mas tudo não passou de uma encenação do ilusionista Dynamo Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

04/08/2022 11h12

É falso um vídeo que afirma que a polícia aquática de Londres prendeu um homem por andar sobre as águas do rio Tâmisa. As imagens viralizam em 10 de julho após serem publicadas por um perfil no Facebook. A postagem conta com mais de 68 mil curtidas e 3,7 mil comentários.

As imagens são reais, mas tudo não passou de uma encenação, protagonizada pelo ilusionista Steve Frayne, conhecido como Dynamo.

A apresentação aconteceu em 30 de junho de 2011, em frente ao Palácio de Westminster, onde fica o Big Ben, famoso ponto turístico da cidade, segundo o jornal londrino Daily Mail.

A reportagem do periódico explica que o ilusionista, à época com 28 anos, gravou a cena para o seu programa TV Dynamo: Magician Impossible (Dynamo: Mágica Impossível, na tradução em português).

O barco e os policiais que aparecem nas imagens com Dynamo também estavam participando da encenação, que durou pouco mais de três minutos, conforme o vídeo original publicado pelo canal Discovery Brasil, no YouTube.

Em 2020, o próprio Dynamo relembrou o feito, em uma publicação no Twitter. Apesar do truque, ainda é um mistério como o famoso ilusionista realizou a mágica. Hipóteses apontam para uso de placas de acrílicos ou blocos invisíveis a olho nu logo no nível do rio.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.