Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post falso usa foto de Antônio Fagundes para vender produto para próstata

22.ago.2022 - Post falso usa imagem de Antônio Fagundes para vender tratamento para a próstata - Arte/UOL Confere sobre Reprodução de site
22.ago.2022 - Post falso usa imagem de Antônio Fagundes para vender tratamento para a próstata Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução de site

Helena Arnoni

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2022 19h20

Uma publicação falsa usa a imagem do ator Antônio Fagundes para vender tratamento para a próstata.

O que diz a publicação? O texto anuncia que um "Novo tratamento para Próstata passou despercebido pela mídia nacional, até agora". Uma foto do ator traz a legenda: "Antônio Fagundes revela o que usou para tratar a próstata de forma natural".

Design e link falsos. O post, divulgado em 21 de julho em um perfil do Facebook, usa o logo do portal de notícias G1, do grupo Globo, para enganar o leitor. O link da publicação afirma: "Ator Brasileiro Revela como venceu a hiperplasia."

Ao clicar, o interessado é levado para outra página, com uma publicação falsa que copia o layout do G1. Para tentar dar credibilidade à publicação, a matéria é assinada com um nome falso. O conteúdo, porém, não segue a tipografia do site original e os campos "menu" e "busca" não são links clicáveis.

O que diz a suposta matéria? A publicação falsa afirma que o ator começou a sentir os sintomas da doença aos 50 anos, foi diagnosticado em 2015, mas só agora faz uso do remédio natural. A manchete diz: "Antônio Fagundes tinha dificuldade para urinar e revela como venceu a hiperplasia da próstata".

O texto diz que "a solução" para Fagundes foi o medicamento MaxProst que, segundo o anúncio, seria aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A publicação diz que em três meses, o ator não tinha mais sintomas.

Mais abaixo, o leitor é levado a clicar em outro link para efetuar a compra do medicamento.

Procurada, a assessoria de Fagundes afirmou que "claramente" trata-se de uma peça de desinformação.

Aprovado? Não há medicamentos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com o nome MaxProst.

"Somente os produtos classificados como medicamentos podem fazer alegações terapêuticas. Portanto, nenhum outro produto pode fazer alegações de tratamento, cura ou prevenção, o que precisa ser comprovado para concessão de registro", salientou o órgão.

O problema. A hiperplasia prostática benigna —ou HPB— é um aumento do tamanho da próstata que comprime parte da uretra e prejudica a qualidade de vida do homem pela dificuldade ao urinar. A condição é comum entre homens com mais de 40 anos. Não se trata de um câncer.

O que dizem os especialistas? Procurada pelo UOL, a Sociedade Brasileira de Urologia afirma que "o mais importante antes de iniciar um tratamento para a próstata é consultar um médico."

A entidade diz ainda que o tratamento hiperplasia benigna (HPB) deve ser avaliado de acordo com o quadro clínico de cada paciente, de acordo com o tipo e a gravidade dos sintomas. Em casos específicos, é recomendada cirurgia.

O que diz o fabricante? Procurada, a Capsul Brasil não retornou o contato até a publicação da reportagem.

Repercussão. O post teve mais de 4,5 mil reações, 410 comentários e 740 compartilhamentos até a manhã do dia 17 de agosto.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.