Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Posts distorcem fala de Simone Tebet sobre bloqueio do Bolsa Família

27.jan.2023 - Posts omitem que fala se refere a cadastros irregulares - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
27.jan.2023 - Posts omitem que fala se refere a cadastros irregulares Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para UOL

30/01/2023 16h48

Postagens compartilhadas no WhatsApp e nas redes sociais distorcem uma fala da ministra do Planejamento, Simone Tebet, sugerindo que haverá um suposto bloqueio generalizado no Bolsa Família por 60 dias. As publicações omitem que a emedebista se referia apenas a cadastros sob suspeita de irregularidade e que, se houver bloqueio, ocorrerá daqui a cerca de 60 dias.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que dizem as postagens?

  • "Urgente! Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias", diz um texto desinformativo no Instagram. Na imagem, Tebet aparece ao lado de Lula com o cartão do Bolsa Família partido ao meio;
  • A mesma montagem foi publicada no Facebook. O texto distorcido afirma: "Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai bloquear o bolsa família por 60 dias / Faz o L".

O que disse a ministra?

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo no último dia 16, Tebet afirma que pretende fazer um pente-fino no Cadastro Único do Bolsa Família, especialmente por conta do aumento do número de famílias unipessoais (aquelas formadas por apenas uma pessoa) cadastradas —foram 5 milhões a mais em apenas 11 meses. Há suspeitas de que membros de uma mesma família tenham se cadastrado separadamente para aumentar o valor recebido em um mesmo domicílio.

A ministra prevê o adiamento em 60 dias do bloqueio dos cadastros irregulares.

Nós adiamos por 60 dias o bloqueio porque ao bloquear todo mundo corre para fila da assistência social para pedir o desbloqueio. Vai ter de ser um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro. Simone Tebet, ao Estadão

A ministra do Planejamento ainda afirma que haverá "cancelamentos significativos" no número de famílias unipessoais recebendo o Bolsa Família.

Compartilhada no Facebook no último dia 23, a publicação distorcida tem 2,5 mil reações, 1,6 mil comentários e 1,2 mil compartilhamentos. Já a postagem no Instagram, também feita no dia 23, contabiliza 21,653 curtidas.

Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica, Aos Fatos e Lupa.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.