Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que biscoito Luppo cause paralisia e seja vendido no Brasil

01.fev.2023 - O bolinho "Luppo" não é comercializado no Brasil, segundo a Anvisa - Arte/UOL sobre Reprodução
01.fev.2023 - O bolinho "Luppo" não é comercializado no Brasil, segundo a Anvisa Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/02/2023 13h25

É falso que o biscoito de nome "Luppo" seja comercializado no Brasil e que, dentro dele, haja dois comprimidos que causam paralisia, como dizem mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Um vídeo com a informação falsa começou a circular há pelo menos 3 anos, como mostra uma publicação em curdo de 2019 no YouTube.

  • As imagens mostram uma pessoa abrindo uma embalagem com a inscrição "Luppo", quebrando uma espécie de bolinho e encontrando dois comprimidos brancos dentro dele.
O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp, (11) 97684-6049.

O doce é produzido pela marca Sölen Chocolate, da Turquia. Segundo a Anvisa, o produto não é importado ao Brasil há pelo menos cinco anos. Não há qualquer denúncia ou suspeita sobre ele registrada na agência.

Ao site americano Snopes, a Sölen comprovou a segurança das fábricas onde são manufaturados os bolinhos. Segundo eles, o processo de fabricação -que é totalmente automatizado- inclui um sistema de filtragem que bloqueia partículas maiores que 0,7 mm.

De acordo com reportagem do veículo de checagens Teyit, o produto é exportado para o Iraque e passa por controles de segurança antes de sair do país.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.