É falso que biscoito Luppo cause paralisia e seja vendido no Brasil
É falso que o biscoito de nome "Luppo" seja comercializado no Brasil e que, dentro dele, haja dois comprimidos que causam paralisia, como dizem mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Um vídeo com a informação falsa começou a circular há pelo menos 3 anos, como mostra uma publicação em curdo de 2019 no YouTube.
- As imagens mostram uma pessoa abrindo uma embalagem com a inscrição "Luppo", quebrando uma espécie de bolinho e encontrando dois comprimidos brancos dentro dele.
O doce é produzido pela marca Sölen Chocolate, da Turquia. Segundo a Anvisa, o produto não é importado ao Brasil há pelo menos cinco anos. Não há qualquer denúncia ou suspeita sobre ele registrada na agência.
Ao site americano Snopes, a Sölen comprovou a segurança das fábricas onde são manufaturados os bolinhos. Segundo eles, o processo de fabricação -que é totalmente automatizado- inclui um sistema de filtragem que bloqueia partículas maiores que 0,7 mm.
De acordo com reportagem do veículo de checagens Teyit, o produto é exportado para o Iraque e passa por controles de segurança antes de sair do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.