Fim do real, Bolsa Família e ataque a Janja: fakes do 1º mês da gestão Lula
Desde o dia da posse, em 1º de janeiro, o governo Lula tem sido alvo de publicações desinformativas. O UOL Confere verificou posts nas redes sociais que mentiam sobre fatos e falas de ministros, do presidente e sobre a primeira-dama.
Falas de Lula, de Flávio Dino e de Simone Tebet foram descontextualizadas, e Janja teve sua imagem associada à de outras mulheres com o objetivo de enganar. Veja as checagens:
Mentiras sobre a posse
Publicações falsas afirmaram que Lula teria assinado o termo de posse presidencial em um livro falso. A desinformação foi desmentida pela página oficial do Senado Federal (leia a checagem aqui);
Outra mentira reproduzia um trecho praticamente inaudível de uma fala de Lula para o presidente da Câmara, Arthur Lira, durante a posse presidencial e afirmava que ele teria dito "nunca que eu ia ganhar eleição". É possível ouvir o comentário de forma mais nítida do que a dos vídeos desinformativos na transmissão da TV Brasil. Lula disse, na verdade, "é rapaz, nunca queira ganhar eleição", enquanto assinava uma sequência de documentos na posse (leia a checagem aqui).
Vídeos tiram falas de contexto
'Pobre não tem que aprender'. O recorte de um vídeo que circulou no WhatsApp e no TikTok omitia o contexto da fala de Lula. O vídeo exibia o petista falando "pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar" e "negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar", mas omitia que ele estava criticando o que chamou de mentalidade escravista da elite brasileira (leia a checagem aqui). Veja o que Lula realmente disse:
"O que é uma vergonha é que a Argentina já tinha feito, sabe, em 1919 a Argentina já tinha quantas universidades? O Brasil foi ter a sua primeira em 1920. Em 1920 foi ter a primeira universidade nossa numa demonstração de que a elite política do Brasil nunca teve interesse que o povo pobre chegasse à universidade. E por quê? Porque prevalecia uma mentalidade escravista: 'pobre não tem que aprender, pobre tem que trabalhar', 'negro não tem que aprender, negro tem que trabalhar'. E nós precisamos provar que pobre, negro e nordestino é gente. Todo mundo quer ter o direito de se desenvolver e quer ter oportunidade."Lula na PUC-SP no dia 24 de outubro de 2022
'Ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto'. Outro vídeo recortado distorce trecho de um pronunciamento do petista após o 1º turno da disputa presidencial. Na verdade, Lula se referia a uma afirmação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que relacionou a vitória de Lula no Nordeste à taxa de analfabetismo na região (leia a checagem):
E ontem, o meu adversário, [Bolsonaro] disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto. As pessoas que são analfabetas não são analfabetas por sua responsabilidade. Elas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação Lula, em pronunciamento após o 1º turno
Ministros também foram alvo
Uma fala do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de novembro de 2022, foi distorcida para fazer crer que ele disse que ia extinguir a Polícia Militar.
Na verdade, Dino citava um exemplo de mentiras difundidas sobre o governo recém-eleito (leia a checagem aqui):
Flávio Dino, durante coletiva em 23 de novembro de 2022
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também teve uma fala distorcida nas redes sociais. Publicações afirmavam, de forma equivocada, que ela teria anunciado o bloqueio do Bolsa Família por 60 dias. Tebet se referia, na verdade, apenas a cadastros sob suspeita de irregularidade, e disse que, se houver bloqueio, ocorrerá em cerca de 60 dias (leia a checagem aqui):
Simone Tebet, ao Estadão, em 16 de janeiro de 2023
Haddad não anunciou fim do real. Publicações nas redes sociais afirmaram que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teria anunciado "o fim do real". Os posts distorciam uma matéria da CNN Brasil com falas do embaixador argentino Daniel Scioli sobre a proposta de uma "moeda comum". O embaixador disse, na verdade, que o objetivo não seria acabar com as moedas de cada país (leia a checagem aqui).
Daniel Scioli em 3 de janeiro de 2023
Mentiras sobre Janja
A primeira-dama foi alvo de publicações machistas que a associavam a fotos de outras mulheres, e um amigo seu a um traficante.
- Em uma delas, uma mulher aparecia de camisola na bancada de uma cozinha. A mulher era Adriana Souza Gagliardi, que tinha publicado a foto em sua conta pessoal no Twitter (veja a checagem aqui);
- Outra fake news afirmava que era Janja a mulher que aparecia de lingerie vermelha com um cartaz em defesa das profissionais do sexo. A mulher na foto era Lucimara Costa, ativista da Aprosmig (Associação das Prostitutas de Minas Gerais) (leia a checagem aqui).
- Publicações associaram, de forma errada, um amigo de Janja a um traficante procurado pela Interpol preso este ano no Rio de Janeiro. Nas imagens, Janja aparece ao lado de Moacir Bortolozo, que publicações desinformativas apontaram como sendo Fernando Luiz Doval Júnior (veja a checagem).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br. Conheça nosso método de checagem e nossa política de correções
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.