Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo falso sugere troca de cédulas na votação para presidência do Senado

07.fev.2023 - Não há possibilidade de que nesse meio tempo Eliziane Gama (PSD-MA) tenha trocado os envelopes derrubados por outros votos, segundo o próprio Senado - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
07.fev.2023 - Não há possibilidade de que nesse meio tempo Eliziane Gama (PSD-MA) tenha trocado os envelopes derrubados por outros votos, segundo o próprio Senado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

08/02/2023 11h14

É falso que houve fraude durante a contagem de votos na disputa pela presidência do Senado que reelegeu Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como sugere um vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem. As imagens sugerem erroneamente que a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) teria trocado envelopes na mesa de apuração.

O Senado afirma que a alegação é falsa. Nenhum senador contestou o resultado. A eleição foi transmitida ao vivo na íntegra pela TV Senado e pelos principais veículos de comunicação do país.

O UOL Confererecebeu o pedido de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

Eliziane participava da supervisão da contagem de votos como representante da bancada feminina. A transmissão mostra que a senadora se dirige à mesa às 4:36:05. Às 4:36:23, a senadora pega alguns envelopes e, no segundo seguinte (4:36:24), os derruba. Ela, então, se abaixa e, após quatro segundos (4:36:28), se levanta, tendo nas mãos os votos que tinha derrubado.

Veja a cena:

Há diferentes publicações nas redes sociais que usam o mesmo vídeo com diferentes áudios. Um deles sugere que ação de Eliziane é articulada com Renan Calheiros e que a queda das cédulas foi proposital: "Olha essa mulher chegando sorrateiramente. E ela conversa com quem? Com Renan Calheiros. E olha só, o Renan Calheiros aponta algumas cédulas pra mulher. Olha só. Ele tocou na cédula. E olhou pra ela, conversou alguma coisa. Ela pega a mesma cédula que ele apontou e ela joga no chão propositadamente. Isso é um caso de polícia. É mais que claro, veja em câmera lenta. Ela joga, ela não deixa cair a cédula. Ela abaixa pra pegar e aí acontece alguma mágica."

Não há possibilidade de que em um intervalo de 4 segundos, Eliziane tenha trocado os envelopes derrubados por outros votos, segundo o próprio Senado. Em nota enviada ao UOL Confere, a Casa informou que as cédulas usadas para a votação foram rubricadas pelo presidente da mesa na sessão, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e pelo primeiro secretário, o senador Irajá (PSD-TO). Caso alguma cédula fraudulenta fosse acrescentada, não teria as duas rubricas.

A apuração dos votos ocorreu na presença dos senadores e teve a supervisão de duas representantes da bancada feminina —além de Eliziane, Tereza Cristina (PP-MS)— e de três parlamentares escolhidos pelos dois candidatos à presidência do Senado:

  • Rogério Marinho (PL-RN) indicou Eduardo Gomes (PL-TO), Carlos Portinho (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC);
  • Pacheco indicou Marcelo Castro (MDB-PI), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Depois que a votação terminou, as cédulas foram contadas e conferidas novamente. Segundo o próprio presidente da mesa na ocasião, foram contadas 81 cédulas, número igual ao total de senadores presentes na votação. Não houve contestação do resultado por parte de nenhum integrante da Casa.

Eliziane afirma que tem denunciado as publicações falsas nas redes sociais e que repudia o que chamou de "edição maldosa" do vídeo, que classifica como "desespero de quem não aceita que perdeu a eleição".

"Para ela, o inconformismo dos radicais chega a ser patético e como cristã tem orado por tempos de mais verdade, mais calmos e de mais paz em nosso país", disse a assessoria da senadora em nota ao UOL Confere. Renan Calheiros optou por não se manifestar.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.