Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Corte de 1,5 milhão do Bolsa Família foca em cadastros irregulares

8.mar.2023 - Publicações omitem que exclusão diz respeito a cadastros irregulares - Reprodução/Instagram
8.mar.2023 - Publicações omitem que exclusão diz respeito a cadastros irregulares Imagem: Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

08/03/2023 18h14Atualizada em 08/03/2023 18h14

Uma publicação que circula nas redes sociais distorce uma matéria que afirma que o governo Lula (PT) vai cortar 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família neste mês. O post omite que serão excluídos apenas cadastros irregulares, como informa a reportagem.

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz a publicação? "O ódio venceu o bem!", diz a postagem distorcida no Instagram. A imagem do post é uma foto do presidente Lula acompanhada do seguinte título de uma matéria da Folha de S.Paulo de 24 de fevereiro: "Governo vai cortar mais de 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família em março".

A exclusão diz respeito apenas a cadastros irregulares, informação que consta já no subtítulo da reportagem (leia aqui).

Segundo a matéria, que é verdadeira, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que o governo identificou que essas famílias recebem o benefício mesmo com renda acima do limite.

Já agora, em março, vamos tirar mais de 1,5 milhão de famílias dessas cerca de 5 milhões em que estamos focados. Temos segurança de que essas não preenchem os requisitos Wellington Dias sobre corte no Bolsa Família

A publicação distorcida, compartilhada no Instagram ontem (7), registra 3.526 curtidas e 506 comentários.

Sugestões de pauta podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.