Lula não foi xingado durante lançamento do Plano Safra
É falso que o presidente Lula (PT) tenha sido xingado de "ladrão" e "cachaceiro" no evento de lançamento do Plano Safra 2023/2024, no último dia 28, como mostra um vídeo que viralizou no TikTok.
O áudio inserido no vídeo é de um protesto ocorrido em 2018.
O que diz o post
"Lula acho (sic) que seria bem recebido no AGRO. AGRO não é Lula", diz um letreiro sobre o vídeo.
As imagens mostram Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e os outros convidados sentados em um palco, enquanto um homem púlpito ao lado deles supostamente grita ao microfone, junto a um coro do plateia: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão. Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro".
Por que é falso
É montagem. O áudio inserido no vídeo é de uma postagem de abril de 2018 do canal do Antagonista no YouTube (aqui). Na época, manifestantes protestavam contra um habeas corpus preventivo que poderia livrar Lula da prisão após sua condenação em segunda instância na Operação Lava Jato.
Durante os anúncios do Plano Safra, não houve ofensas ou qualquer tipo de hostilidade a Lula. O evento foi transmitido ao vivo e é possível ver o trecho usado no vídeo falso a partir dos 40 segundos de exibição. Assista:
Viralização. Publicado em 28 de julho no TikTok, o vídeo falso acumula 254 mil curtidas, 11,7 mil comentários e 3,6 mil compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.