Vídeo falso de suposta agressão a Antônio Fagundes volta a circular

É falso o vídeo que circula nas redes sociais que supostamente mostra o ator Antônio Fagundes sendo agredido no rosto em um posto de gasolina.

O boato é de 2018 e quem aparece nas imagens é um engenheiro aposentado que não quis ser identificado.

O UOL Confererecebeu o pedido de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

"Antônio Fagundes, ator petista da globolixo bêbado, arrumando confusão e apanhando em um estacionamento de um posto de gasolina, ontem a noite em São Paulo. Só era macho nas novelas infeliz não sabe envelhecer", diz a legenda do vídeo.

Nas imagens, um homem de cabelos brancos, aparentemente embriagado, aparece discutindo com um rapaz mais jovem, que se identifica como autoridade. Ele pede respeito e ofende o pai do rapaz. "Você e seu pai são uns caras que não têm caráter"

O homem então leva um soco e cai no chão. "Agora me dá um tiro", diz. "Me respeita, aprende a respeitar", responde o rapaz que dá outro tapa e derruba o idoso. O homem agredido ainda insiste: "Eu quero tiro, eu quero tiro".

Por que é falso

Não é Antônio Fagundes. O ator (aqui), a esposa dele (aqui) e a TV Globo (aqui) confirmaram que não era ele, mas, sim, outra pessoa.

Continua após a publicidade

Homem agredido concedeu entrevista. O homem que aparece sendo agredido vídeo deu entrevista ao g1 (aqui) e confirmou que era ele, não Antônio Fagundes, nas imagens. Comerciantes no entorno do posto também confirmaram que se tratava do homem, um engenheiro aposentado que frequenta o local (aqui).

A desinformação é antiga. O vídeo já foi desmentido pelo próprio ator e a esposa dele (aqui e aqui) em 2018 e mais recentemente pela Lupa (aqui).

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.