Vídeo usa imagens de tornados fora do Brasil como se fosse no RS
Um vídeo que circula no TikTok e no Instagram usa imagens de tornados que aconteceram em outros países como se fosse do ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul.
O que diz o post
Um vídeo com um compilado de imagens de tornados e vendavais é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Por que a mídia não tá divulgando. Rio Grande do Sul pede socorro".
Por que é falso
Ao menos dois dos vídeos são de eventos climáticos que aconteceram em outros países, e não imagens do ciclone extratropical que atingiu municípios do Rio Grande do Sul.
Uma das imagens é de um tornado que atingiu a cidade de Andover, no Kansas (EUA), em abril de 2022 (veja na postagem abaixo e aqui). Por conta da tempestade, mais de 1 mil edificações sofreram danos e quatro pessoas tiveram ferimentos graves na cidade norte-americana.
Outro vídeo é do tufão Hato, que atingiu a China, em agosto de 2017. Ao menos 16 pessoas morreram durante a passagem da tempestade (aqui). Na época, o vídeo foi divulgado pela agência AFP (aqui). Veja abaixo a partir do segundo 14:
Esse conteúdo também foi checado por Lupa.