Vídeo não mostra egípcios levando mantimentos a Gaza; é anterior à guerra
Um vídeo em que homens estão carregando pacotes nas costas não mostra egípcios atravessando o deserto para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza no contexto da guerra Israel-Hamas. Há registro do vídeo na internet desde agosto de 2023, antes, portanto, do novo contexto do conflito.
O que diz o post
O vídeo é compartilhado com o seguinte texto: "Solidariedade: os egípcios atravessaram o deserto até a Palestina para transportar água, alimentos e mantimentos para o povo de Gaza".
Relacionadas
Por que é falso
É possível encontrar registros do vídeo de antes da recente ofensiva do Hamas contra Israel, que aconteceu em 7 de outubro.
No TikTok o vídeo foi publicado no dia 31 de agosto (veja aqui). No Youtube, há registro de 8 de setembro (veja aqui).
Desinformação internacional. A mesma publicação circula nas redes sociais em vários idiomas e foi desmentida por agências de checagens de diversos países. Não é possível identificar exatamente o contexto do vídeo original nem quando ele foi gravado, mas algumas agências apontam que seria uma rota de contrabandistas de cigarro na fronteira entre o Líbano e o Egito. Veja:
A checagem desse conteúdo foi publicada pela AFP em francês, português, inglês, tcheco, espanhol, polonês, grego e sérvio.
Na Índia, a desinformação foi verificada pelo The Quint (veja aqui), pelo VishvaNews (aqui), pelo Newschecker (aqui) e pelo Boom (aqui).
Na Espanha, pelo Maldita.es (aqui) e pelo Newtral (aqui). Na Grécia, pelo Ellinika Hoaxes (aqui). Na Turquia pelo Teyit (aqui). No Chile, o Fast Check desmentiu a desinformação (aqui).
Na Jordânia, o conteúdo foi checado em árabe pelo Fatabyyano (aqui).
Em inglês, checagens foram publicadas no Reino Unido pelo Logically Facts (aqui) e pelo Lead Stories (aqui), dos EUA.
No Brasil, o conteúdo também foi desmentido pela Lupa.