Palestino acamado não é influencer; post compara pessoas diferentes
O homem mostrado em uma maca de hospital não é o mesmo que aparece em um vídeo caminhando pelas ruas da Faixa de Gaza, como afirmam postagens nas redes sociais.
Apesar da semelhança física, são duas pessoas diferentes. Além disso, o vídeo feito no hospital foi feito quase dois meses antes da guerra entre Hamas e Israel.
O que diz o post
Na legenda da publicação, é dito que o Hamas está "investindo até em atores". "Um membro do Hamas foi filmado à beira da morte em um leito de hospital e, no dia seguinte, postou um vídeo caminhando pela Faixa de Gaza em suas próprias redes sociais. Parece que estão investindo até em atores".
No vídeo, que está dividido em dois, é mostrado um homem em uma cama de hospital agonizando em um dia, enquanto a outra parte mostra ele andando normalmente no dia seguinte. Na segunda gravação, é mostrado o mesmo homem armado e comemorando que jatos estão passando por cima dele, enquanto a outra parte mostra ele chorando pelos ataques.
Por que é falso
Homem foi hospitalizado quase dois meses antes de guerra entre Hamas e Israel. O vídeo em que o homem aparece acamado é do dia 18 de agosto (aqui). Já a guerra entre Hamas e Israel começou em 7 de outubro (aqui).
Comparação entre vídeo e foto leva a identificação de ferido. No vídeo do homem acamado no TikTok (aqui) é possível ver semelhanças com outro registro, de um homem que perdeu a perna durante a invasão do campo de refugiados na Cisjordânia (aqui e aqui) pelas Forças de Ocupação Israelenses. A foto foi divulgada pelo ISM (International Solidarity Movement), uma organização sem fins lucrativos pró-palestina. Nela é possível ver que os aparelhos, a estrutura do hospital e a roupa de cama são idênticas com os do vídeo. Veja abaixo:
Pessoas diferentes. O homem acamado foi identificado pelo ISM como Mohammed Zendiq (aqui) - ele estava hospitalizado desde julho deste ano. Já o outro rapaz que aparece caminhando normalmente por Gaza é o influenciador palestino chamado Saleh Aljafarawi (aqui), que está publicando o dia a dia do conflito em seu Instagram.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberViralização. A publicação falsa no Instagram, compartilhada no último dia 26, registra 26 mil curtidas e 1,2 mil comentários.
O conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário