Vídeo com apelo de esposa de Roberto Jefferson é antigo; ele está internado
É de junho um vídeo com apelo feito por Ana Lúcia, esposa de Roberto Jefferson, para que o ex-deputado seja transferido para um hospital particular. A gravação não feita recentemente, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.
O Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, confirmou ao UOL Confere que o ex-parlamentar está internado na rede desde junho, quando foi encaminhado para a unidade de saúde.
O que diz o post
Publicação exibe o vídeo de Ana Lúcia, divulgado há seis meses, como se fosse atual. Na legenda, são feitas críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que mandou prender o ex-deputado em 2022.
Na descrição da publicação é colocado: "ESPOSA DE ROBERTO JEFFERSON FAZ APELO A TODAS AS AUTORIDADE BRASILEIRAS. *MORTE PROGRAMADA...* Essa é a esposa do nosso amigo e guerreiro, Ex Deputado Roberto Jeferson. Ela a família e amigos, através de seus advogados, imploram há meses para que o "Ministro Alexandre de Moraes", autorize a sua transferência para um hospital particular (Ele tem plano de saúde) do Rio de Janeiro... Ele encontra-se internado há meses em uma UPA, que é administrada pela Prefeitura através de OS-Organização Social e o atendimento é "Literalmente Precário"... O Roberto Jeferson, já não anda mais sozinho, não se alimenta e está pesando 60kg... Ele já não tem forças nem para falar... *Desumanidade total com vida de um ser humano... O Sr "Ministro Alexandre de Moraes" está literalmente, matando o Roberto na UPA... Já houve vários pedidos, por parte de vários políticos do Rj e do Brasil, mas este DEMÔNIO não autoriza a transferência para um hospital particular, pois o objetivo dele é matar o Roberto Jeferson... Por favor? Vamos fazer este vídeo viralizar e expor o crime de guerra que estão cometendo...*"
No vídeo, a esposa do ex-deputado diz o seguinte: "Eu sou Ana Lúcia Jefferson, venho aqui mais uma vez pedir socorro ao povo do Brasil, que vocês possam me ajudar, gente. O Roberto não está nem conseguindo andar mais, ele está numa cadeira de rodas, ele não tá se alimentando, ele não tá hidratando, ele está grave aqui na UPA e eu preciso que ele vá para o hospital particular para salvar a vida dele. É uma causa humanitária, gente. Orem por ele, quem puder, por favor, e quem puder me ajudar, me ajuda, gente. Eu não desejo isso para ninguém, isso que estou passando. Ele tá muito debilitado, por favor, me ajudem".
Por que é falso
Roberto Jefferson não está em UPA. Ele está atualmente internado no Hospital Samaritano Botafogo, disse a rede hospitalar em nota ao UOL Confere.
O vídeo de Ana Lúcia foi originalmente publicado em 3 de junho (veja aqui). O ex-deputado foi transferido para o Samaritano, por determinação de Alexandre de Moraes, em 4 de junho, um dia após o apelo feito por Ana (aqui). Até então, Jefferson fazia tratamento no hospital penitenciário de Bangu 8, onde estava detido desde outubro de 2022 (aqui).
Moraes baseou sua decisão em relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. O órgão informou ao ministro que o ex-deputado havia caído dentro da cela, batido a cabeça e necessitava fazer exames "com urgência" (aqui).
Roberto Jefferson foi preso em 23 de outubro de 2022 após descumprir as medidas cautelares impostas pelo STF ao conceder o direito de prisão domiciliar ao ex-deputado em janeiro do mesmo ano. Na ocasião, Jefferson reagiu ao mandado de detenção, atirou com tiros de fuzil e jogou granadas contra os agentes — dois policiais ficaram feridos (veja aqui).
Este conteúdo também foi checado pela agência Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.