Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo não mostra cargueiro americano atingido por míssil no Iêmen

18.jan.2024 - Vídeo mostra explosão de navio petroleiro no Sri Lanka em 2021 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/01/2024 11h03

Um vídeo de uma embarcação pegando fogo tem sido compartilhado como se fosse de um cargueiro americano atingido por um míssil no Iêmen, mas gravação mostra, na verdade, a explosão de um petroleiro no Sri Lanka ocorrida em 2021.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo, que mostra uma embarcação pegando fogo, é acompanhado da seguinte legenda: "Navio cargueiro americano que foi atingido por míssil na costa do Iêmen uma hora atrás".

Relacionadas

Por que é distorcido

O vídeo é verdadeiro, mas não mostra um cargueiro americano atingido recentemente por um míssil no Iêmen. Pela busca reversa no Google Lens (confira aqui) é possível identificar matérias em jornais e agências de notícias brasileiros e internacionais com a imagem, que relatam uma explosão no Sri Lanka em 2021. A embarcação carregava petróleo e contêineres (veja aqui na agência RFI, aqui no The Sun e aqui na Reuters).

Explosão em embarcação em 2021 foi em decorrência de vazamento de ácido, explicou Tim Hartnoll, presidente executivo da X-Press Feeders, dona do navio (aqui). O executivo ressaltou que a tripulação detectou o problema enquanto estava no Mar da Arábia, a milhares de quilômetros de distância do Sri Lanka, e que o capitão do navio solicitou o descarregamento dos contêineres em dois portos, mas não foi autorizado.

Um cargueiro americano foi atingido por míssil de grupo do Iêmen na última segunda-feira (15). Rebeldes do grupo houthis, do Iêmen, aliados ao Hamas, atingiram um navio americano no Golfo de Áden (veja aqui, aqui e aqui).

Nas últimas semanas, os huthis têm feito uma série de ataques a embarcações internacionais que consideram vinculadas a Israel no Mar Vermelho. Os ataques, feitos em solidariedade aos habitantes de Gaza (veja aqui), afetam o tráfego marítimo numa região fundamental para o comércio global.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vídeo não mostra cargueiro americano atingido por míssil no Iêmen - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere