Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não disse que Bolsonaro devolveu móveis de madrugada; texto é sátira

26.mar.2024 - Texto foi publicado na seção de humor, 'Sensacionalista', hospedada no site do jornal O Globo Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, no Rio

26/03/2024 16h08

Um texto publicado pelo Sensacionalista, seção de humor do jornal O Globo, tem sido compartilhado e interpretado nas redes sociais como se fosse verdadeiro. O conteúdo, porém, é satírico.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Uma captura de tela da página online do jornal O Globo com o título "Lula diz que Bolsonaro entrou de madrugada no Alvorada e devolveu os 261 móveis" é compartilhada acompanhada de vídeos e legendas que levam a crer que se trata de uma notícia verdadeira.

Relacionadas

Por que é distorcido

Algumas postagem omitem a parte da página em que é possível identificar a editoria em que o texto foi publicado. Mesmo nas que indicam o Sensacionalista, muitos comentários indicam que as pessoas não entenderam se tratar de um conteúdo humorístico.

Captura de tela de matéria do Sensacionalista, hospedado no site do jornal O Globo Imagem: Reprodução/Jornal O Globo

Texto é do Sensacionalista. Por uma busca no Google é possível verificar que o texto foi publicado numa seção de humor do jornal O Globo chamada Sensacionalista (veja aqui). A própria página se define como humor e "jornal isento de verdade". Também não há registro na imprensa de tal declaração de Lula (aqui).

Viralização: Um post no Facebook com o conteúdo tinha, até terça-feira (26), quase mil curtidas, 145 comentários e mais de 250 compartilhamentos.

Os móveis do Palácio da Alvorada

Móveis foram encontrados. Na semana passada, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que o governo encontrou os 261 móveis que alegava terem desaparecido sob a gestão anterior (aqui).

Os móveis foram motivo de discussão entre os casais Lula da Silva e Bolsonaro durante a transição de governo.

Após reportagem da Folha de S. Paulo, a Secretaria de Comunicação publicou uma nota em que disse que "quem não sabia onde estavam (os móveis) era a gestão anterior". A busca pelos móveis perdidos foi concluída no segundo semestre de 2023, segundo a pasta. A Secom afirma que os itens foram encontrados em "diversas dependências diferentes da Presidência da República - não só no Alvorada" (leia aqui).

Bolsonaro pede indenização. O ex-presidente entrou com uma ação contra Lula para exigir retratação pública e indenização por ter sugerido o desaparecimento de móveis do Palácio da Alvorada, afirma o advogado de Bolsonaro (leia aqui)

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula não disse que Bolsonaro devolveu móveis de madrugada; texto é sátira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere