Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que papa Francisco disse 'comam o que quiserem na Páscoa'

27.mar.2024 - A falsa mensagem foi desmentida por agências de checagem de vários países Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, no Rio

27/03/2024 11h42

É falsa uma mensagem que circula no WhatsApp e em redes sociais atribuída ao papa Francisco em que ele teria dito aos fiéis que "comam de tudo na Páscoa". A mensagem circula na Semana Santa, momento em que católicos fazem jejum por ocasião da morte de Jesus Cristo na Sexta-Feira da Paixão.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Uma mensagem com a foto do papa Francisco é compartilhada no WhatsApp com o seguinte texto: "Comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração. Eles abstêm-se de comer carne, mas não falam com os irmãos ou familiares, não vão visitar os pais ou pesa-lhes atendê-los. Não partilham a comida com os necessitados, proíbem os filhos de verem o pai, proíbem os avós de verem os netos, criticam a vida dos outros, espancam a mulher etc.. Um bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim, assim como um filé de peixe não vai fazer de você santo. Melhor procurarmos ter um relacionamento mais profundo com Deus através de um tratamento melhor ao próximo. Sejamos menos soberbos e mais humildes de coração". A mensagem é acompanhada de uma assinatura atribuindo a mensagem ao pontífice.

Relacionadas

Por que é falso

Não há registro de que o papa Francisco tenha dito isso. Todos os discursos do pontífice ficam disponíveis no site oficial do Vaticano (aqui). A declaração mais recente do papa, por ocasião da Semana Santa de 2024, não tem qualquer semelhança com o conteúdo da mensagem compartilhada no WhatsApp (leia aqui). Na carta divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira (27), o pontífice se dirige aos católicos da "Terra Santa" e cita a guerra Israel-Hamas.

Sinto-me próximo de todos vós, nos vossos variados ritos, amados fiéis católicos espalhados por todo o território da Terra Santa, mas de modo particular daqueles que, nestes momentos, estão a sofrer mais dolorosamente o drama absurdo da guerra; sinto-me próximo das crianças a quem é negado um futuro, de quantos choram e sofrem, de todos aqueles que sentem angústia e desânimo.
Papa Francisco

Ao UOL Confere, o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), afirmou que a entidade desconhece o conteúdo dessa suposta citação.

O que o santo padre emite como oficial, está no seu perfil do X (antigo Twitter) ou nos demais veículos oficiais de comunicação do Vaticano. Desta forma, desconhecemos esta mensagem.
CNBB

Não há registro no X do papa. Umas busca avançada pela expressão "como o que quiserem na Páscoa" na conta oficial do papa em português na rede X não localizou nenhum resultado (aqui).

Viralização: Um post no Facebook com a falsa mensagem atribuída ao papa tinha, até esta quarta-feira (27), 1.100 curtidas, 120 comentários e quase 400 comentários.

Desinformação internacional. Além disso, em uma busca no Google em português e em inglês pela falsa citação é possível encontrar verificações feitas por agências de checagem de outros países. A falsa mensagem foi desmentida no Reino Unido pelo Full Fact (aqui), nos EUA pelo Snopes (aqui) e pelo USA Today (aqui), na África do Sul pelo Africa Check (aqui), nas Filipinas pelo Rappler (aqui) e em Portugal pelo Polígrafo (aqui). Todos esses serviços de checagem são signatários da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN - International Fact-Checking Network), assim como o UOL Confere.

Dia de jejum. A mensagem é compartilhada durante a Semana Santa, quando católicos fazem jejum e se abstêm de consumir carne vermelha na Sexta-Feira Santa (leia aqui). A data marca o fim da Quaresma (aqui) com a Paixão de Cristo, quando Jesus foi crucificado para ressuscitar dali a três dias na Páscoa, segundo a tradição cristã.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É falso que papa Francisco disse 'comam o que quiserem na Páscoa' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere