Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que abertura de barragens causou enchentes no RS

3.jun.2024 - Suposta comporta aberta é de PCH Linha Emília, onde não há comportas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Márcio Padrão

Colaboração para o UOL

04/06/2024 12h42

Vídeos que circulam em redes sociais afirmam falsamente que a abertura proposital de comportas e barragens em vários pontos do Rio Grande do Sul teriam ajudado a piorar as enchentes ocorridas no início de maio.

Essa desinformação vem surgindo desde o ano passado, quando o jornalista Alexandre Garcia sugeriu que a abertura das comportas de três usinas construídas pelas gestões anteriores do PT à frente do governo federal estariam por trás de estragos causados pelas cheias de setembro passado. As teorias de Garcia, sem embasamento técnico, vêm sendo recicladas em postagens recentes nas redes sociais.

O UOL Confere esclarece abaixo três tipos de postagens nessa mesma linha de desinformação. O fato é que não há relação entre aberturas de comportas das barragens citadas e o aumento do nível dos rios que atravessam o Rio Grande do Sul.

Relacionadas

Vídeo de comporta aberta na Linha Emília é de 2023

O que diz o post. Um vídeo de cerca de um minuto mostra uma grande torrente de água ao que parece ser às margens de um rio e próximo a um pequeno edifício, com alguns homens observando. O texto sobreposto diz: "Momento que abriram as comportas do Rio Grande do Sul. Será que foi só chuva mesmo?".

Por que é falso. Busca reversa (aqui) trouxe como resultados duas reportagens de setembro de 2023 da imprensa local do RS (aqui e aqui) com o mesmo vídeo. O conteúdo, portanto, já circula desde aquela época, quando houve outra enchente no estado. Por uma nova busca no Google pelos termos "enchentes comportas vídeo RS" e filtrando por resultados de setembro de 2023 (aqui), encontramos uma reportagem da AFP Checamos (aqui) que atribui o local das imagens à PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Linha Emília, localizada no município gaúcho de Dois Lajeados.

Empresa explica vazão. Em nota enviada ao UOL Confere, a Elera, administradora da PCH Linha Emília, disse que o vídeo foi gravado por lá na época e que a hidrelétrica não possuía comportas. "Ela opera à fio d'água e tem suas estruturas dimensionadas para resistir a vazões muito superiores às observadas no evento em questão. (...) Ao observar vazões anômalas no Rio Carreiro, as defesas civis locais foram informadas por nossos times de monitoramento, contribuindo para que as autoridades pudessem minimizar possíveis danos derivados da alta vazão detectada. Reiteramos que a usina estava segura à época e que as estruturas do barramento da PCH Linha Emília permanecem seguras após as chuvas de maio deste ano."

Linha Emília não tem capacidade de causar variação relevante em rio. Reportagem recente do Projeto Comprova (aqui) traz explicação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de que, das 125 usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul, só quatro têm reservatório com capacidade de regularização: Passo Fundo, Passo Real, Barra Grande e Machadinho. Todas as outras, incluindo a de Linha Emília, são do tipo "fio d'água", que operam apenas com o fluxo natural dos rios. Usinas desse tipo não possuem capacidade de armazenar e regular água de cheias. Quando abrem comportas, a água passa por cima da barragem e não causa variação relevante no nível do rio. Em resumo, não impacta em emergências fluviais como a que acometeu o RS em maio.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica (aqui), Aos Fatos (aqui) e Agência Lupa (aqui).

Barragem de Bugres (RS) não provoca enchentes

3.jun.2024 - Barragem de Bugres (RS) é da usina de Canastra, em Canela; barro do vídeo é o acumulado em período de chuvas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

O que diz o post. O post traz a chamada "Barragem de Bugres, Canela/RS". O vídeo mostra o que parece ser um rio seco, cheio de terra no lugar das águas. O texto sobreposto diz: "Como as chuvas podem inundar as cidades, mas esvaziar as barragens? Por que ninguém está investigando isso?".

Por que é distorcido. Popularmente chamada de barragem de Bugres, a Usina Hidrelétrica Bugres, localizada na cidade gaúcha de São Francisco de Paula, é administrada pela CEEE Geração, que por sua vez é uma concessionária da CSN Energia. Em nota ao UOL Confere, a CSN disse que "apesar de ser conhecida popularmente por barragem de Bugres, a estrutura apresentada é a barragem de Canastra, que acumula água para a usina de mesmo nome, em Canela. Ela não tem comportas: possui apenas uma válvula de fundo cuja capacidade de escoamento de água é incapaz de provocar enchentes mesmo quando totalmente aberta".

Terra são sedimentos. Sobre o barro visto no vídeo, a CSN falou que a imagem "mostra o volume de terra e detritos que deslizaram com as encostas para dentro do reservatório e também a enorme quantidade de sedimentos acumulados neste período de chuvas. A água foi escoada pela válvula de fundo, que permanece parcialmente aberta. O que se vê no vídeo é a vazão natural do rio."

Barragem está em com risco de ruptura iminente. Segundo o Projeto Comprova (aqui), a barragem da Usina Hidrelétrica de Bugres está atualmente em situação de emergência. Isso pode ser comprovado no site SOS Rio Grande do Sul, ligado ao governo do estado (aqui). O problema, até a data de publicação deste texto, é "risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas".

Viralização. Até esta terça-feira (4), um dos posts no Instagram chegou a mais de 474 mil visualizações, 1.600 comentários e 70 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos (aqui).

Comportas foram abertas em Porto Alegre para dar vazão à aguá

3.jun.2024 - Comporta de Porto Alegre aberta não alterou situação das enchentes na cidade Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

O que diz o post. O post traz uma montagem de fotos em vídeo, com o texto sobreposto: "Quem mandou abrir as comportas? Queremos saber". As fotos mostram imagens aéreas das cheias e barragens abertas, embora não seja possível apontar se são todas com origem no RS. O narrador diz: "Momento exato que as comportas das barragens foram abertas. Imagens inéditas. Pergunta que não quer calar, quem mandou abrir as comportas? (...) O departamento municipal de água e esgotos de Porto Alegre, DMAE, abriu na tarde desta sexta-feira, 17, a comporta número 3 da avenida Mauá, esquina com a rua padre Tomé. (...) O objetivo da ação é escoar a água do centro histórico da cidade, local de concentração de comércio, bancos, museus e centros culturais, para que volte ao seu leito natural do Guaíba.".

Por que é distorcido. A Prefeitura de Porto Alegra confirmou a abertura da comporta 3, no Cais Mauá, mas explicou que isso ocorreu exatamente para escoar água da enchente (aqui) . "Fechadas desde o dia 2 de maio, as comportas foram essenciais para conter o avanço das águas em uma área maior da cidade. 'Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da avenida Mauá em relação ao cais, por isso conseguimos retirar a comporta e dar maior vazão ao fluxo', disse o diretor-geral [do DMAE], Mauricio Loss". A prefeitura informou ainda ao UOL Confere que nenhuma das imagens vistas no vídeo são das comportas de Porto Alegre.

Viralização. Até esta terça-feira (3), um dos posts no Instagram chegou a mais de 4.000 visualizações e 190 compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É falso que abertura de barragens causou enchentes no RS - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere