Vídeos de Luciano Hang são usados para aplicar golpes em nome da Havan

Publicações nas redes sociais manipulam vídeos do empesário Luciano Hang, dono da Havan, para anunciar promoções inexistentes da rede de lojas e aplicar golpes. Os posts levam para endereços que não têm ligação com a varejista.

A própria Havan desmentiu os conteúdos e alertou que as promoções são divulgadas apenas em seus perfis oficiais nas redes sociais e veiculadas no seu site oficial.

O que dizem os posts

Em uma dessas publicações no Facebook, um áudio de Hang acompanhado de imagens das lojas anuncia uma promoção em comemoração aos 38 anos da empresa. "É só responder umas perguntas e concorrer aos prêmios. Tem geladeira, máquina de lavar, celular e muito mais. Vem comemorar essa data tão especial com a Havan e garanta seu brinde. Mas corra porque o estoque é limitado e essa promoção vai durar pouco. Clique em saiba mais e participe já", diz o vídeo.

Outra publicação na rede anuncia a venda de smartphones por R$ 179 nas lojas Havan, como se fosse uma determinação do Procon. "Nós erramos o preço de anúncio por causa de uma falha no sistema e recebemos uma ordem sob pena de multa", afirma a narração do vídeo, com a voz de Hang.

Já um vídeo com imagens do empresário no Facebook é compartilhado com o layout do Jornal Nacional e o seguinte texto: "Proprietário de loja famosa no varejo se revolta com ordem do PROCON e faz propaganda com 'promoção' ainda maior, até 96% de desconto".

Por que é falso

Voz não é de Luciano Hang. Os três primeiros segundos do vídeo foram extraídos de uma publicação da Havan no Instagram (aqui), mas em seguida o áudio é substituído por uma imitação do empresário. Essa prática também foi registrada nos outros posts desinformativos, em que a voz de Hang foi reproduzida com o uso de Inteligência Artificial (aqui).

Conteúdos levam para sites que não são da empresa. O link que acompanha o post falso direciona os usuários ao endereço "Seuquizhoje.site". A URL não estava mais disponível na quarta-feira (19) e não está registrada em um domínio brasileiro.

Havan diz que só anúncia em seu site. A assessoria de imprensa da empresa declarou que não anuncia ou veicula promoções em outros endereços além do seu oficial (aqui).

Continua após a publicidade

A imagem da Havan e de Luciano Hang tem sido utilizada por criminosos na aplicação de golpes. Todas as promoções da varejista são divulgadas nos perfis oficiais da empresa (@havanoficial) ou pelo site havan.com.br. Além disso, todo pagamento referente a compras pelo site ou aplicativo próprio saem em nome do beneficiário Havan e nunca de terceiros.
Havan

Endereços levam a compras enganosas e roubo de dados. Após o acesso aos endereços promocionais, os usuários clicam em novos links falsos de compras, onde inserem seus dados de pagamento para adquirir produtos que nunca são entregues. A ação também dá às páginas golpistas acesso a informações pessoais e dados de cartões de créditos dos usuários enganados. Saiba como se prevenir dessa prática.

O UOL Confere checou ao menos quatro tentativas de golpes a partir de conteúdos falsos associados à Havan e a Hang. Os posts desinformativos anunciam vendas falsas de celulares (aqui), descontos enganosos (aqui), promoções inexistentes (aqui) e falsas campanhas de doação (aqui).

Viralização: Um post desinformativo no Facebook tinha 7,1 mil curtidas, 986 comentários e 108 compartilhamentos até esta quarta-feira (19).

Caí em um golpe. E agora?

Registre o boletim de ocorrência imediatamente. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).

Continua após a publicidade

Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.

Avise o banco e a operadora do cartão. Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes