Scarlett Johansson não disse que nenhum dinheiro a colocaria contra Israel
É falso que a atriz Scarlett Johansson tenha declarado que recusou assinar contrato com uma empresa que pediu que ela boicotasse Israel.
Não há qualquer registro de que ela tenha dito algo similar.
O que diz o post
A foto da atriz é compartilhada com a seguinte legenda: "A atriz americana de origem judaica, Scarlett Johansson, recusou-se a assinar um grande contrato com uma empresa que lhe pediu para boicotar Israel" e uma citação atribuída a ela, em que ela supostamente teria dito: "Sou judia e nenhuma quantia de dinheiro no mundo me tentará a ir contra Israel".
Relacionadas
Por que é falso
Sem referência e sem registro. Apesar de os posts afirmarem que a atriz teria recusado contrato com uma empresa, não citam qual seria essa empresa. Em uma busca no Google por notícias que envolvam o nome da atriz e o termo "Israel" não há nenhuma correspondência sobre a suposta fala de Scarlett Johansson (aqui, em inglês).
Oxfam e SodaStream. Na verdade, o que aparece são notícias que relatam que, em 2014, a atriz deixou de ser embaixadora da organização sem fins lucrativos Oxfam após ela ter participado de um comercial para a marca SodaStream (veja aqui, aqui e aqui). A marca possuía uma fábrica na Cisjordânia em território palestino ocupado pelo governo israelense. A fábrica foi fechada no ano seguinte (aqui).
A falsa citação também foi desmentida nos EUA. O site de verificação de fatos Lead Stories também desmentiu o conteúdo afirmando que não há registro da suposta fala da atriz (veja aqui).
Scarlett Johansson tem origem judia. A família da atriz é do leste europeu (aqui). Em 2017, ela se emocionou em um programa de TV ao saber que alguns de seus antepassados foram mortos durante o Holocausto no Gueto de Varsóvia (aqui, em inglês).
Viralização: Até esta quinta-feira (20), um dos posts no Threads quase 10 mil curtidas e reações e quase 200 comentários.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.