Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Moraes não determinou prisão de deputada que foi aos EUA

27.jun.2024 - É falso que deputada teve sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Leonardo Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2024 11h23

É falso que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a prisão da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania-DF). O post desinformativo diz que isso ocorreu após a parlamentar revelar ao Congresso dos Estados Unidos um suposto esquema de corrupção no Brasil envolvendo o ministro, o que é falso.

O STF e a própria ministra negam a prisão. Além disso, a agenda da parlamentar nos EUA não teve nenhuma relação com a atuação do ministro.

O que diz o post

Um vídeo no Instagram exibe uma imagem da deputada ao fundo, sobreposta pelo texto "Mor43s expediu uma ordem de prisão para a deputada Paula Belmonte".

Relacionadas

As imagens são narradas por uma mulher, que diz: "O ministro Alexandre de Moraes expediu uma ordem de prisão nesta quinta-feira para a deputada Paula Belmonte por expor no Parlamento dos Estados Unidos que Moraes se tornou ministro da Suprema corte por conta de uma chantagem que fez ao ex-presidente Michel Temer, onde Moraes solicitou serviços de um hacker para chantagear Temer com fotos eróticas de sua esposa para que Moraes fosse indicado para a vaga do ministro Teori Zavascki".

"Moraes mandou seus capangas fortemente armados para a casa de Paula para apreender documentos que provam o esquema de corrupção do ministro. Alexandre agora acusa a deputada de atuar em conjunto ao Congresso dos Estados Unidos para abolir o Estado democrático de direito. O presidente Johnson ofereceu asilo político à deputada e sua família nos Estados Unidos", completa a narração.

Por que é falso

Nenhuma ordem de prisão foi expedida. A assessoria de imprensa do STF informou ao UOL Confere que não houve qualquer decisão de seus ministros proferida contra a deputada.

Política não recebeu ordem de prisão e nem falou de Moraes nos EUA. Belmonte confirmou ter ido aos Estados Unidos em junho, mas para participar de uma agenda relacionada às políticas educativas de primeira infância, foco de sua atuação legislativa, que não envolveu a atuação do Supremo e nem teve visitas ao Congresso americano. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar disse que não recebeu qualquer ordem de prisão desde que retornou ao Brasil (aqui e abaixo).

Presidente do Congresso não ofereceu asilo à brasileira. A parlamentar afirmou não ter sido convidada pelo presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, para permanecer no país como asilada política junto com sua família. Sessões realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal após a publicação tiveram participação de Belmonte, confirmando seu retorno ao Brasil (aqui).

Viralização: Até quinta-feira (27), um post desinformativo com o vídeo tinha 4.545 curtidas, 378 comentários e 50,4 mil visualizações no Instagram.

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org (aqui), Estadão Verifica (aqui) e Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moraes não determinou prisão de deputada que foi aos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere