Carro da Receita apreendido com cocaína não é de Fernando Haddad
Leonardo Rodrigues
Colaboração para o UOL, de São Paulo
03/07/2024 11h44
É falso que um carro apreendido pela Polícia Militar transportando cocaína em São Paulo tenha ligação com Fernando Haddad, ministro da Fazenda.
O vídeo da apreensão de um carro da Receita Federal é do programa Brasil Urgente, mas o veículo era usado por um prestador de serviços terceirizado do órgão, sem relação com Haddad ou sua equipe na pasta.
O que diz o post
Uma publicação no Facebook exibe imagens do programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, com a seguinte locução: "A Polícia Militar acaba de apreender este veículo, que pertence à Receita Federal, cheio de cocaína. A informação oficial é que é um veículo do Ministério da Economia, e também com o logotipo da Receita Federal, com 30 quilos de substância análoga à cocaína".
Relacionadas
O vídeo extraído do programa é sobreposto por textos inseridos na postagem, que dizem: "Polícia Militar apreende carro da Receita Federal com cocaína. A quadrilha do Lula vem com tudo" e "27/06/24 Carro do ministro da economia do Lula com cocaína".
Na legenda do post, o autor escreveu: "Ainda ontem dia 27/06 a PM prendeu um carro do ministro da economia de Lula do PT com 30k de cocaína".
Por que é falso
Condutor preso afirmou ser prestador da Receita. A apreensão ocorreu em 27 de junho, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e o condutor do veículo foi preso (aqui). Aos policiais, ele alegou ser funcionário terceirizado e que pegou o carro da Receita para fazer o transporte da droga até uma comunidade na região. A ocorrência foi encaminhada para a PF (Polícia Federal), segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, para investigação.
Haddad não tem relação com carro apreendido. Ao UOL Confere, o Ministério da Fazenda afirmou que o veículo não tem relação com o petista e a verificação inicial confirmou que o suspeito envolvido na ocorrência é um funcionário terceirizado da Receita Federal, cuja empresa responsável será notificada. Não há servidores públicos envolvidos na ocorrência, segundo a pasta.
Reportagem não cita ministro de Lula. O vídeo reproduzido no post desinformativo não foi alterado, mas a reportagem do Brasil Urgente, disponível na íntegra no canal de YouTube do programa (aqui e abaixo), não faz nenhuma menção a Haddad e nem sequer relaciona o veículo diretamente ao Ministério da Fazenda, chamado erroneamente de Ministério da Economia no post desinformativo. O repórter Marcelo Moreira afirma que representantes da Receita investigavam a "veracidade da viatura" e se ela de fato prestava serviços para o órgão, e o apresentador José Luiz Datena afirma que pode se tratar de um "carro clonado".
Este conteúdo também foi checado por Boatos.org (aqui) e Aos Fatos (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news