Em sabatina, Boulos erra número de viaturas de Patrulha Maria da Penha
Em sabatina UOL/Folha, o candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, usou um número impreciso para se referir à quantidade de viaturas da Patrulha Guardiã Maria da Penha na cidade. Atualmente, o programa conta com 24 veículos à disposição, segundo a prefeitura.
Confia a seguir a checagem feita pelo UOL Confere:
Nós temos já um instrumento aqui na cidade de São Paulo, que é a Patrulha Guardiã Maria da Penha. Essa patrulha na Guarda Civil Metropolitana foi criada durante a gestão do Fernando Haddad. Hoje ela está esvaziada, é vergonhoso. Até o início do ano eram oito viaturas... Para cobrir uma cidade de 12 milhões de habitantes.
IMPRECISO. Até 2023, havia apenas nove viaturas a serviço da patrulha. Ano passado, o programa passou a contar com 14 veículos, segundo registro no site da prefeitura (leia aqui). Já este ano, até o momento, são 24 viaturas disponíveis, de acordo com a assessoria de imprensa da gestão municipal.
De fato, a Patrulha Guardiã Maria da Penha foi criada durante a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) (leia aqui). O projeto teve início em 2014. Haddad governou a cidade de São Paulo de 2013 a 2016.
Deixe seu comentário