Musk não exigiu renúncia de Moraes com ameaça de cortar GPS de aviões
É falso que Elon Musk tenha pedido a renúncia do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sob ameaça de cortar o sinal de GPS da aviação no Brasil, como sugerem publicações que circulam pelas redes sociais.
Na verdade, o vídeo foi retirado de um perfil no TikTok que satiriza a política brasileira.
O que diz o post
A publicação contém a seguinte mensagem no topo: "Gente o Elon Musk é Dono da maior rede de satélites e os aviões têm voo gerenciado por GPS e tecnologia de satélite. Isso vai virar um caos".
Abaixo, ao lado de uma foto de Musk, há um vídeo no qual um homem diz: "Elon Musk deu 72 horas ao STF no Brasil. É isso mesmo. E ele já falou que, se as coisas não mudarem, nenhum avião voa no Brasil. E ele até já perguntou para Lula: 'você quer voltar a andar de ônibus?'"
Em outro trecho, ele diz: "Elon Musk, em uma atitude heroica, assim como ele é mesmo, disse que se Alexandre de Moraes não renunciar, não tomar juízo e se entregar pra polícia, entrando pra cadeia, ele vai parar o mundo com seus satélites internacionais da Marvel. Xandão não sabe com quem está brincando: com o dono do mundo".
Por que é falso
Vídeo original é de perfil de humor. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o vídeo foi originalmente postado pelo perfil @davizera.reis no TikTok (aqui) com a legenda "enquanto mundo for conivente, esse tal de Elon Musk vai continuar agindo como uma criança mimada, que acha que pode tudo... #lula".
Autor do vídeo admite conteúdo satírico. Ao UOL Confere, Davi Reis, que produz conteúdos com esse teor desde antes da pandemia, disse que "a ideia é chamar a atenção para os absurdos que as pessoas acreditam, por conta do ódio que sentem".
Sempre costumo colocar assuntos absurdos para chamar a atenção do povo, como neste vídeo que eu falo de satélites da Marvel e parar os carros de coleta de resíduos recicláveis, mas passa despercebido pelo público bolsonarista. Davi Reis, ao UOL Confere
Não há registro de ameaça vinculada à aviação. Nenhum grande veículo de comunicação registrou qualquer ameaça do bilionário, dono da Starlink e do X, ao ministro do STF envolvendo a aviação nacional, como mostra uma pesquisa com os termos "Elon Musk", "Alexandre de Moraes" e "aviação" no Google (aqui).
Musk já atacou autoridades brasileiras diversas vezes. O bilionário ameaçou apreender ativos do Brasil (aqui) após Moraes ordenar a suspensão do X (antigo Twitter) no país. Ele também acusou o ministro do STF de "trair a Constituição" e deveria "renunciar ou sofrer impeachment" (aqui). Porém, nenhuma ameaça dele envolvia o bloqueio do sistema de GPS da aviação nacional.
Viralização. Até esta segunda-feira, (9), uma postagem tinha mais de 57 mil curtidas no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Estadão e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário