Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Daniela Lima falou de multidão na Paulista em 2022, não em 2024

11.set.2024 - Vídeo mostra multidão em ato bolsonarista de 2022, e não em 2024 Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Threads

Ricardo Espina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/09/2024 16h00

O vídeo em que a jornalista Daniela Lima narra a presença de uma "multidão" na avenida Paulista, em São Paulo, não é da manifestação de 7 de setembro deste ano convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, como dão a entender posts compartilhados nas redes sociais.

As imagens e a narração são verdadeiras, mas foram transmitidas em um ato bolsonarista realizado em 2022 no mesmo local.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

"Daniela Lima se desespera com a multidão na Avenida Paulista, 7 de setembro.", diz a legenda de um post publicado no Threads no último dia 8.

Abaixo, é exibido o trecho de uma transmissão da CNN Brasil mostrando um grande número de pessoas na avenida Paulista. Daniela Lima diz: "Nossa, gente, olha até onde tá indo a multidão. Agora a gente conseguiu pegar bem, esse já é o quarteirão da Gazeta. Tem muita gente ainda, muita gente ainda, mas ainda tem gente chegando, ainda tem gente chegando na avenida Paulista. Por conta desse público é que Bolsonaro quer falar ao vivo, ao vivo".

Por que é distorcido

Imagens são de manifestação em 2022. O vídeo foi publicado um dia após o ato deste ano, mas é antigo. Ele está disponível no canal oficial da CNN Brasil no YouTube (aqui e abaixo) e mostra a cobertura feita pelo programa CNN 360° da manifestação de 7 de setembro de 2022 na avenida Paulista, convocada pelo então presidente Bolsonaro (aqui).

Daniela Lima deixou a CNN Brasil em 2023. A jornalista foi contratada pelo GloboNews, estreou no novo canal em julho de 2023 (aqui) e atualmente apresenta o Conexão Globonews (aqui). Portanto, ela não teria como cobrir um evento em 2024 por uma concorrente.

Vídeo mostra notícia de 2022. Logo no início, é possível ver uma chamada no rodapé da tela: "Rainha Elizabeth, Xi Jinping e outros líderes parabenizam Brasil". Esta notícia foi publicada no site da CNN às 13h35 do dia 7 de setembro de 2022 (aqui). No dia seguinte, a monarca morreu (aqui).

Ato de Bolsonaro em 2024 reuniu cerca de 45 mil pessoas. Segundo estimativas do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), cerca de 45 mil pessoas foram à manifestação convocada pelo ex-presidente em 7 de setembro de 2024 - um quarto do público presente no ato bolsonarista de fevereiro, no mesmo local (aqui).

Viralização. Uma postagem no Threads tinha mais de 1,8 mil curtidas até esta quarta-feira (10).

Este conteúdo também foi checado por Reuters e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Daniela Lima falou de multidão na Paulista em 2022, não em 2024 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere