Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post engana ao usar vídeo humorístico para dizer que Diddy drogou Bieber

4.out.2024 - Post engana ao insinuar que P. Diddy drogou Justin Bieber na adolescência Imagem: Arte/UOL Confere sobre reprodução/Instagram

Ricardo Espina

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2024 16h26

Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao insinuar que o rapper P. Diddy, também conhecido como Puff Daddy e Sean Combs, drogou o cantor Justin Bieber na adolescência.

Na verdade, o trecho usado pelo post enganoso foi retirado de uma série humorística estrelada por Bieber e veiculada em 2010.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

A postagem traz o seguinte texto em inglês: "BREAKING NEWS. 15 years after Justin Bieber spent the weekend at Puff Daddy's house" ("Urgente: Quinze anos depois de Justin Bieber passar o fim de semana na casa de Puff Daddy", em tradução livre). Logo abaixo, lado a lado, estão as fotos dos dois artistas.

No vídeo que acompanha a publicação, Bieber está sentado dentro de um carro e aparenta estar desorientado. "Sinto-me doido. O mundo está girando em minha volta. O que está acontecendo?", diz o cantor em inglês. Um homem, possivelmente falando ao celular, repreende o jovem: "Bieber, não toque nos pontos".

Por que é distorcido

O vídeo existe, mas foi retirado de uma série humorística. Em busca no Google Lens (print abaixo), nota-se que o conteúdo pertence ao Funny or Die (aqui, em inglês), estúdio independente localizado em Los Angeles (EUA) e especializado em conteúdo humorístico. Em 2010, Bieber protagonizou a série Bieber or Die, que teve uma temporada (aqui, em inglês). O post desinformativo usa o trecho de um dos oito episódios do seriado, intitulado "Bieber After The Dentist" (Bieber depois do Dentista) (aqui, em inglês, e abaixo).

Vídeo não mostra Justin Bieber supostamente drogado pelo rapper P. Diddy Imagem: Reprodução/Google

Longa amizade entre Bieber e Diddy alimentou especulações. Em 2009, Bieber, na época com 15 anos, aparece em um vídeo postado em seu canal oficial no YouTube (aqui, em inglês, e abaixo) ao lado de Diddy, então com 40 anos, e com quem mantém amizade até hoje. Os boatos sobre qual seria a influência do rapper sobre o cantor canadense cresceram nas redes sociais, uma vez que Diddy já era conhecido por promover festas inapropriadas para menores de idade (aqui). Bieber, porém, ainda não se manifestou sobre a prisão de seu antigo mentor (aqui).

Diddy está preso e foi indiciado por tráfico sexual, sequestro e extorsão. O rapper foi preso em 16 de setembro em Nova York (EUA) (aqui). As acusações são por crimes cometidos desde 2008, segundo documentos obtidos pelo site TMZ. Diddy era famoso por promover festas sexuais nos anos 2000. Segundo a acusação, ele utilizava força e ameaças para coagir mulheres a praticarem atos sexuais. Além disso, o cantor teria drogado e obrigado as vítimas a traficar drogas.

Viralização. Uma postagem no Threads tinha mais de 1.000 curtidas até a tarde desta sexta-feira (4).

Este conteúdo também foi checado por Estadão.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Post engana ao usar vídeo humorístico para dizer que Diddy drogou Bieber - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere