É falso que UOL noticiou que presidente da Mancha namorou travesti
É falso que o UOL noticiou que o pai do presidente da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras, tenha dito que seu filho namorou uma travesti.
A postagem que circula em redes sociais é uma montagem feita com base em uma reportagem do UOL Esporte.
O que diz o post
A publicação desinformativa que circula no Threads simula uma reportagem do UOL e traz o seguinte título falso: "Pai de presidente da Mancha chora na delegacia e diz que filho ingressou na torcida após namoro com travesti." Na sequência, é colocado "Da Redação e SP" e "Do UOL, em São Paulo".
Logo abaixo é colocado um vídeo com a logo do "Canal UOL" e a frase: "PAI DE PRESIDENTE DA MANCHA CHORA NA DELEGACIA".
Abaixo do vídeo é colocado o seguinte texto: "Balbino Santos, pai de Jorge Luis Sampaio, o presidente do Mancha Verde, chorou ao chegar na delegacia do Dope, na Barra Funda, em São Paulo, e disse que o filho entrou na Mancha após o término de um (...)"
A postagem desinformativa é acompanhada da seguinte legenda: "Oxi, Mancha Rosa então". A frase é acompanhada de emojis de risos.
Por que é falso
Texto original foi alterado em post desinformativo. A postagem modificou o título, a assinatura e o texto inicial de uma reportagem publicada no UOL em 1º de novembro deste ano (aqui e abaixo). Na matéria original o título é "Pai de presidente da Mancha chora na delegacia e diz que filho é inocente" e o parágrafo inicial é o seguinte: "Balbino Santos, pai de Jorge Luis Sampaio, o presidente da Mancha Verde, chorou ao chegar na delegacia do Dope, na Barra Funda, em São Paulo, e disse que o filho é inocente. A polícia cumpre mandado de prisão contra Jorge e outros cinco líderes da torcida organizada na investigação da emboscada à Máfia Azul, organizada do Cruzeiro".
Post desinformativo não segue os padrões de redação do UOL. O post desinformativo usa um título com 108 caracteres, sendo que o máximo permitido no UOL é 75 caracteres. Além disso, os títulos não levam ponto final, como colocado na publicação.
Assinatura dos repórteres foi alterada. A reportagem original foi assinada por André Martins e Vinícius Bueno, do UOL. Porém, no post desinformativo os nomes foram apagados e foi inserido "Da Redação e SP".
O UOL possui manual próprio de diversidade. Em 2020, foi criado um Núcleo de Diversidade no UOL que, dentre outras coisas, elaborou um Manual Plural, instrumento de apoio para padronizações, uso correto de termos, orientações gerais e cuidados para evitar propagação de preconceitos e estereótipos (aqui). O manual define que o termo "travesti" é "uma identidade de gênero em que a pessoa se identifica com o gênero feminino, mas não necessariamente deseja se submeter a uma transição completa de gênero (como cirurgias de redesignação sexual)".
Presidente da Mancha é investigado em emboscada. Ação deixou um morto e 17 feridos no mês passado após um ônibus com torcedores do Cruzeiro ser atacado por palmeirenses na rodovia Fernão Dias.
Viralização. A postagem desinformativa no Threads já acumulava na tarde desta segunda-feira (11) 188 curtidas, dez comentários e 226 compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberSiga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.