Trump não barrou entrada de Bonner e equipe da Globo na Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, não vetou a entrada dos jornalistas William Bonner e Renata Lo Prete e de uma equipe da TV Globo na Casa Branca, ao contrário do que afirmam publicações nas redes sociais.

As imagens compartilhadas nos posts mostram Bonner, Lo Prete e outros funcionários da Globo aguardando autorização para entrar. Depois, eles foram liberados.

Além disso, Trump não teria poder para barrar qualquer pessoa na Casa Branca, pois só tomará posse em 20 de janeiro de 2025. Até lá, a Presidência dos EUA estará a cargo do democrata Joe Biden.

O que diz o post

As publicações mostram William Bonner, Renata Lo Prete e funcionários da equipe da TV Globo em pé, em frente a um dos portões da Casa Branca. Sobre o vídeo, há o seguinte texto: "URGENTE. Equipe de Trump barra entrada de Bonner e Globo. Qual sua opinião?". Abaixo, há uma foto de Trump fazendo um sinal pedindo silêncio, ao lado de uma imagem de Bonner.

"Depois de uma hora do lado de fora aguardando, William Bonner e toda a equipe da Globo foram proibidos de entrar para fazer a cobertura das eleições. Trump não permitiu nenhuma imprensa esquerdista entrar para fazer a apuração", diz uma narradora ao fundo.

Por que é falso

Vídeo original foi publicado por jornalista, que brincou com Bonner. É possível notar nos posts enganosos uma marca d'água na imagem. Ela remete ao jornalista Fernando Hessel, que cobre a Casa Branca e o Pentágono. Em seu perfil no X (antigo Twitter) (aqui), ele filmou os colegas da TV Globo e brincou com Bonner, que estava segurando um tripé para ajudar os produtores: "Isso a Globo não mostra", disse Hessel, rindo, no post que publicou em 5 de novembro (aqui e abaixo).

Continua após a publicidade

Bonner e Lo Prete entraram na Casa Branca. Em seu perfil oficial no Instagram (aqui), o âncora do Jornal Nacional compartilhou fotos ao lado da colega de emissora dentro da Casa Branca no dia 5 de novembro (aqui e abaixo). Lo Prete também postou as mesmas imagens em seu perfil no Instagram (aqui). Portanto, eles não foram barrados no local e tiveram a entrada devidamente autorizada.

Trump toma posse em janeiro. Eleito presidente dos Estados Unidos (aqui), Trump assume o cargo em 20 de janeiro de 2025. Hoje, portanto, não tem nenhum poder para tomar decisões referentes ao posto - entre elas, autorizar ou não a entrada de pessoas na Casa Branca. Até lá, quem exerce essa função é Biden.

Bonner explicou por que segurava tripé. Além dos posts desinformativos, a cena chamou a atenção e virou piada nas redes sociais por um detalhe: o jornalista segurava um tripé enquanto aguardava a autorização para entrar na Casa Branca (aqui, aqui e aqui). No perfil oficial do Jornal Nacional no Instagram (aqui), o âncora explicou: "Não costumo aparecer com esse equipamento na mão, mas é que vamos fazer uma gravação agora dentro da Casa Branca" (aqui e abaixo).

Jornal Nacional fez cobertura especial das eleições nos EUA. O telejornal da Globo exibiu uma série especial sobre a disputa entre Donald Trump e Kamala Harris. Bonner conduziu a cobertura direto da cidade de Washington (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. Até a tarde desta segunda-feira (11), uma publicação enganosa tinha mais de 160 mil visualizações e 12 mil curtidas.

Este conteúdo também foi checado pela Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.