Lula não disse que se tratou pelo SUS; ele comentava caso de amigo

Um vídeo que circula fora de contexto dá a entender que Lula teria afirmado ter se tratado pelo SUS, quando, na verdade, está internado no hospital particular Sírio-Libanês, onde foi operado na cabeça de emergência.

O vídeo original é do ano passado. Lula se referia a um agradecimento feito por um amigo que se tratou pelo SUS, segundo o presidente.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Vídeo é compartilhado com o seguinte texto "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia na cabeça na madrugada desta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico, a cirurgia aconteceu sem intercorrências e o presidente está em recuperação na UTI."

Na gravação, Lula aparece falando: "Fui tratado pelo SUS, e estou orgulhoso pelo tratamento dignificante que eu recebi do nosso SUS. Diga pra ela que eu fui tratado como se fosse tratado, sabe, num país que trata as pessoas como se fossem de primeira classe."

Por que é distorcido

A declaração é de 2023 e Lula falava sobre outra pessoa, e não sobre ele mesmo. No pronunciamento, durante a 17ª Conferência Nacional da Saúde (aqui, aqui e abaixo), realizado em 5 de julho de 2023, o presidente dirigiu-se à ministra da Saúde, Nísia Trindade, para fazer o agradecimento solicitado por um amigo. Lula disse na ocasião: "Eu queria, Nísia, te transmitir um recado. Ontem, estava no Paraná (...) e fiquei sabendo que um grande companheiro nosso, um grande companheiro, esteve... esteve com um problema de saúde. É um companheiro dos mais extraordinário que eu conheço na luta, é o companheiro Baggio, da direção dos sem-terra do Estado do Paraná. Eu liguei para ele, para saber como que ele estava. Ele falou: 'Presidente Lula, diga para a ministra Nísia que eu estava com um problema de saúde, mas fui no médico, eu no hospital e eu fui tratado pelo SUS, e estou orgulhoso pelo tratamento dignificante que eu recebi do nosso SUS. Diga para ela que fui tratado como se fosse tratado, sabe, num país que trata as pessoas como se fossem de primeira classe'. É esse SUS que nós queremos, é esse SUS."

Continua após a publicidade

Vídeo editado já foi usado em posts desinformativos antes. Em julho do ano passado, publicações fizeram a mesma alegação de que o presidente mentia ao fazer tratamento no Sírio-Libanês e dizer que era pelo SUS (aqui).

Lula está internado em São Paulo e passou por cirurgia. Após ter se queixado de dores na cabeça na segunda-feira (9), o presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenagem de uma hemorragia intracraniana (aqui). Nesta quinta-feira, ele passou por novo procedimento para prevenir novos sangramentos (aqui e aqui).

Viralização. Nesta quinta-feira, no Instagram, um post desinformativo registrava mais de 62 mil visualizações.

A postagem também foi verificada pela Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.