Vídeo de Lula sendo chamado de 'ladrão' na Câmara é de 2023

Um vídeo em que parlamentares de oposição chamam o presidente Lula (PT) de ladrão na Câmara dos Deputados tem sido compartilhado nas redes sociais como se fosse recente. A gravação é de dezembro de 2023. Na ocasião, o Congresso promulgava a Reforma Tributária.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um vídeo em que parlamentares gritam "o ladrão chegou" enquanto o presidente Lula (PT) senta à mesa do plenário Câmara dos Deputados é compartilhado como se fosse recente.

Por que é distorcido

O vídeo é de 20 dezembro de 2023. Na ocasião, o Congresso promulgava a Reforma Tributária. O presidente Lula foi vaiado e chamado de "ladrão" e "cachaceiro" por parlamentares de oposição (aqui). Em resposta, parlamentares aliados do presidente fizeram coros de "Lula, guerreiro do povo brasileiro". O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a pedir respeito e decoro aos colegas.

Representantes dos Três Poderes estavam presentes. Além de Lula e Lira, também estavam na sessão o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do STF, Roberto Barroso.

Lula não esteve na Câmara em 2025. O presidente não compareceu ao Congresso ainda este ano, como é possível verificar na agenda disponível no site da Presidência (aqui). Nesta segunda-feira (3), Lula recebeu os novos presidentes da Câmara e do Senado, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), no Palácio do Planalto (aqui e aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava nesta quarta-feira (5) mais de 568 mil visualizações, 38,1 mil curtidas, 14,1 mil compartilhamentos e mais de 2,5 mil comentários.

Este conteúdo também foi verificado por Lupa e Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.