Vídeo sobre alerta da OMS para novo coronavírus na China é de 2020

É de 2020 um vídeo que mostra uma reportagem com um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre um novo vírus que estaria circulando na China.

O conteúdo da Record News é janeiro daquele ano e era sobre o vírus que depois ficou conhecido como SARS-CoV-2, responsável pela covid-19.

O UOL Confere considera distorcido os conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, mudando seu significado original de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post?

O vídeo reproduz uma reportagem da Record News sobre um vírus desconhecido na China. Sobre a imagem está escrito: "um misterioso vírus chinês novo tipo de covid" e "vai se repetir após o carnaval." Em nenhum momento é indicado que se trata de um conteúdo com mais de cinco anos.

Na reportagem, a apresentadora fala que a "Organização Mundial da Saúde quer preparar hospitais de todo o mundo para um misterioso vírus chinês. Os cientistas chegaram à conclusão que o novo tipo de coronavírus pode ser transmitido entre pessoas e não apenas pelo consumo de carne contaminada."

Por que é distorcido?

O vídeo é de 2020. Trata-se de uma reportagem da Record News do início da pandemia da covid-19, que informava sobre o alerta da OMS a respeito de um vírus até então desconhecido. Por meio de buscar reversa, foi possível encontrar o conteúdo original com data de 15 de janeiro de 2020 (aqui e abaixo).

Continua após a publicidade

Não há alerta da OMS sobre novo coronavírus. Não foi encontrado nenhum alerta epidemiológico de coronavírus em 2025 dado pela organização (aqui, em inglês).

OMS declarou o fim da emergência internacional em relação a covid-19 em 2023. No dia 30 de janeiro de 2020, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu o comunicado classificando o surto do novo coronavírus como uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional". Em 5 de maio de 2023, o diretor declarou o fim da emergência (aqui).

Viralização. Uma publicação no Threads tinha mais de 53 mil visualizações e 2.000 compartilhamentos até a tarde de hoje.

Este conteúdo também foi verificado por Reuters, Lupa e Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no

Viralização. Uma publicação no Threads tinha 2.000 compartilhamentos até a tarde de hoje.

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.