Imagens de ex-GSI no 8/1 não foram vazadas nem provam 'armação' de Lula

São falsas as publicações nas redes sociais que afirmam que um vídeo supostamente vazado do general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comprovaria que os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foram uma armação do presidente Lula (PT).

As imagens não foram escondidas pelo governo, como afirmam as peças desinformativas, nem evidenciam qualquer participação ou envolvimento de Lula nos atos antidemocráticos. Os vídeos das câmeras do Planalto no 8 de Janeiro são públicos e podem ser consultados por qualquer pessoa.

O que diz o post

"LULA ARMOU TUDO! VAZOU O QUE LULA QUERIA ESCONDER", diz a mensagem da publicação.

Abaixo, há um vídeo que mostra uma reportagem veiculada pela CNN Brasil, mas sem informar a data em que ela foi ao ar. Nela, são exibidas imagens de câmeras do Palácio do Planalto durante os ataques de 8 de janeiro de 2023. Algumas delas são da ação de membros do GSI, entre eles Gonçalves Dias, que não teriam coibido os manifestantes - daí a conclusão das peças enganosas de que a passividade dos agentes provaria a "armação".

Por que é falso

Imagens de câmeras do Planalto no 8/1 são públicas. Os vídeos do circuito interno do Planalto, cedidos à CPI do 8/1, são públicos e podem ser consultados por qualquer um, ao contrário do que afirmam as peças enganosas (aqui).

Reportagem da CNN Brasil foi ao ar três meses após ataques. Por meio de uma busca reversa, verifica-se que a reportagem utilizada pelas publicações desinformativas foi veiculada em 19 de abril. Em momento algum a reportagem cita Lula ou levanta qualquer suspeita de envolvimento do presidente nos atos golpistas. Também não há qualquer elemento que permita concluir que a ação dos membros do GSI estaria ligada a uma suposta "armação" (aqui e abaixo).

Gonçalves Dias pediu demissão no mesmo dia em que imagens suas foram exibidas. O então ministro do GSI deixou o cargo logo após a divulgação do vídeo em que ele aparece interagindo com os manifestantes dentro do Planalto (aqui). O general explicou que chegou ao local após a invasão e estava auxiliando na prisão de bolsonaristas quando foi filmado pelas câmeras de segurança (aqui).

Continua após a publicidade

CPIs não indiciaram ex-chefe do GSI. Gonçalves Dias prestou esclarecimentos a duas comissões. Na primeira, a CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal, inicialmente houve um pedido para o indiciamento do general, mas que foi excluído no relatório final (aqui). Já a CPMI do Congresso Nacional solicitou o indiciamento de nove integrantes do GSI, mas Dias não foi incluído entre eles (aqui).

Posts insinuando que 8/1 foi "armado" por Lula voltaram a circular. Esta não é a primeira vez na qual publicações enganosas insinuam que o petista e/ou aliados estariam por trás dos atos antidemocráticos. Postagens semelhantes já foram desmentidas por agências de checagem, incluindo o UOL Confere (aqui, aqui e aqui). Os conteúdos desinformativos reforçam o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que questionou uma suposta falta de divulgação das imagens do 8/1 e alegou que os ataques golpistas foram "uma arapuca da esquerda" (aqui).

Viralização. Até hoje, uma publicação no Instagram tinha mais de 43,5 mil curtidas.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

Continua após a publicidade