Imagem de mísseis atingindo Israel foi feita com inteligência artificial

Não é real uma imagem que circula nas redes sociais e que mostra supostos mísseis disparados pelo Irã caindo em Tel Aviv, capital de Israel.

A imagem foi gerada com inteligência artificial e publicada originalmente em um perfil especializado nesse tipo conteúdo.

O que diz o post

A publicação traz a imagem de mísseis caindo do céu e de casas em chamas. No post está escrito: "Foto impressionante de Tel Aviv mostra o céu repleto de mísseis enviados pelo Irã!! A imagem parece ser real e mostra a dimensão dos ataques!!! Diversos países estão esvaziando suas embaixadas tanto no Irã como em Israel!!!"

Por que é falso

Imagem foi produzida com inteligência artificial. Por meio de uma busca reversa, o UOL Confere localizou a publicação original, feita no perfil do designer gráfico Mhamad Yusif (aqui e abaixo). Ela foi feita no dia 13 de junho, enquanto os post desinformativos surgiram a partir do dia 16.

O uso de inteligência artificial é comum no perfil do Mhamad Yusif. Na biografia do seu Instagram, ele se apresenta como designer gráfico e diz: "Conteúdo com inteligência artificial". Ele publica apenas imagens feitas com IA e também ensina seus seguidores a usar essas ferramentas.

Trump anunciou cessar-fogo entre Israel e Irã. O presidente dos EUA declarou uma trégua entre os dois países após doze dias de confronto (aqui). O conflito começou no dia 13, quando Israel fez um ataque surpresa ao Irã e acusou o governo de Teerã de estar próximo de desenvolver armas nucleares (aqui). Os iranianos revidaram e lançaram mísseis que atingiram a região de Tel Aviv (aqui). Os EUA atacaram instalações nucleares do Irã (aqui), em ação classificada como "sucesso militar espetacular" por Trump (aqui). Um relatório da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA questionou a efetividade da ofensiva (aqui). Uma agência da ONU admitiu que o programa nuclear do Irã não foi destruído (aqui). Segundo o governo de Teerã, 935 iranianos morreram; do lado israelense, houve 28 mortes (aqui).

Este conteúdo também foi checado pela Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação no Instagram tinha mais de 133 mil visualização

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.