UOL Notícias Cotidiano
 

04/07/2008 - 17h06

"Cabeça de militares da Providência está valendo R$ 10 mil", diz sargento em depoimento

Rafaella Javoski
No Rio de Janeiro
O sargento Renato de Oliveira Alves, 21, um dos 11 militares envolvidos na morte dos três jovens do morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro, afirmou que os acusados estão com "a cabeça a prêmio" na favela.

"A nossa cabeça lá fora está valendo R$ 10 mil para o Comando Vermelho", disse o sargento em depoimento nesta sexta-feira (4) ao juiz Marcello Granado, na 10ª Vara Federal Criminal, no Rio, no inquérito que apura o envolvimento dos militares acusados de terem entregue Marcos Paulo Campos, 17, Wellington Gonzaga Ferreira, 19, e David Wilson da Silva, 24, aos traficantes do morro da Mineira, controlado pela facção rival ADA (Amigos dos Amigos).

"Queria só dar um susto", diz tenente que entregou jovens a traficantes no Rio

Vinícius Ghidetti foi apontado como o mandante da entrega. A afirmação foi feita em depoimento ao juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcello Granado. O oficial e outros dez militares são acusados de triplo homicídio

Renato de Oliveira fez a revelação após ter sido questionado pelo juiz Marcello Granado, que classificou o segundo depoimento como incoerente. Em seu primeiro depoimento no Inquérito Policial Militar (IPM), o sargento havia dito que sabia do plano inicial do tenente Vinícius Ghidetti - principal acusado - de pintar na testa dos jovens as iniciais "CV" e largá-los entre o Sambódromo e o Rio Comprido - zona próxima à Mineira.

Já ao ser questionado pela Justiça, ele negou o fato. "Se não for possível falar a verdade, que a mentira seja coerente", ironizou Granado. Renato de Oliveira justificou a contradição com o nervosismo, já que, segundo ele, um tenente (não identificado) que faz a sua proteção pessoal teria dito a ele que esse seria o preço pela morte dos militares, cerca de vinte minutos antes do começo do depoimento.

"É a forma de o Comando Vermelho se vingar. Estou preocupado pela minha família que está aí fora", disse o sargento. "Eles assumiram a vingança pelas vítimas", completou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,23
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h43

    1,36
    63.512,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host