UOL Notícias Cotidiano
 

12/08/2008 - 14h03

Ibama e Polícia Militar cumprem mandado de apreensão de bichos em circo de Brasília

Da Redação*
Em São Paulo
Fiscais do Ibama, funcionários do zoológico de Brasília e policiais militares participam nesta terça-feira (12) de operação que cumpre mandado de apreensão de bichos no Le Cirque, circo acusado de maus-tratos aos animais.

Houve enfrentamento entre os PMs e funcionário do estabelecimento artístico. Os animais apresentam sinais de estresse, debatem-se nas grades e um rinoceronte chegou a fugir do local onde estava preso, por alguns minutos, mas foi reconduzido ao cercado.
  • Marcello Casal JR/ABr

    Houve confusão durante a operação



Instalado há cerca de três semanas no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, o circo teve o alvará de funcionamento revogado após denúncia feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e confirmada pelas autoridades ambientais do DF que os animais eram vítimas de maus-tratos.

Uma vistoria do Ibama também constatou que o Le Cirque não tem condições de garantir a segurança em caso de fuga dos bichos.

Segundo o advogado do Le Cirque, Luiz Saboya, o circo tem uma liminar que autoriza o funcionamento e "está sofrendo perseguição".

Nos espetáculos são usados quatro elefantes, duas girafas, um rinoceronte, uma zebra, um camelo e diversos animais menores como lhamas, carneiros e chipanzés.

* As informações são do "Correio Braziliense On-line".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host