UOL Notícias Cotidiano
 

22/09/2008 - 18h00

Chacina em Guaíra (PR) deixa 15 mortos

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba
Quinze pessoas - 13 homens e duas mulheres - foram mortas no início da tarde desta segunda-feira (22) em Guaíra, no Oeste do Paraná, na fronteira do Paraguai. O crime teria sido cometido por homens encapuzados que invadiram a favela de Vila Santa Clara, próxima ao lago de Itaipu.

Uma grande mobilização envolve a Polícia Federal e a Polícia Civil em busca dos criminosos. O número de mortos foi confirmado pela PF, que também divulgou que oito pessoas ficaram feridas.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, as vítimas pertenciam a uma gangue rival de traficantes brasileiros de drogas. As mortes teriam ocorridos por uma dívida de R$ 4 mil e para vingar um homicídio.

A quadrilha teria chegado de barco através do Rio Paraná, por onde também fugiu, e rendido o traficante conhecido como Polaco juntamente com outras duas pessoas. Os rivais exigiram que Polaco chamasse os outros membros do bando usando o celular.

Segundo a polícia, munição de vários calibres encontrada na área leva a crer que a quadrilha de assassinos era composta de pelo menos cinco pessoas.

Sete corpos foram encontrados em um galpão próximo à favela, dois dentro da casa de Polaco, dois fora e outros quatro próximos ao rio.

De acordo com um dos feridos, o chefe do bando gritava todo o tempo com os rivais e perguntava: "Quem vai pagar a minha dívida?".

Policiais de Toledo - cidade próxima a Guaíra - foram deslocados para reforçar a equipe chefiada pelo delegado da Polícia Civil, Pedro Lucena, na busca aos criminosos. Um helicóptero da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) partiu também de Curitiba para ajudar nas buscas, que estão sendo feitas por terra e pelo lago de Itaipu, na fronteira com a cidade de Salto del Guairá, no Paraguai.

O secretario Luiz Fernando Delazari descartou a possibilidade da guerra entre traficantes envolver paraguaios.

Foram encontrados no local três carros que seriam utilizados pelos traficantes da Vila Santa Clara, com placas de Curitiba (PR), Uberlândia (MG) e Osvaldo Cruz (SP).

* atualizada às 19h14

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h59

    0,05
    3,337
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h03

    -0,17
    61.166,43
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host