UOL Notícias Cotidiano
 

12/03/2009 - 19h18

Avião roubado cai em estacionamento de shopping em Goiânia e mata duas pessoas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Atualizado às 22h31
  • Cristiano Borges/O Popular/AE

    Antes de cair, o avião teria feito algumas manobras consideradas perigosas. Antes de cair, a aeronave já havia atingido de raspão uma roda gigante de um parque de diversões


Um avião de pequeno porte caiu no estacionamento de um shopping em Goiânia (GO) por volta das 18h30 desta quinta-feira (12). Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, os dois ocupantes da aeronave - um homem e sua filha de 5 anos - morreram no local. As duas vítimas foram identificadas como Kléber Barbosa da Silva (a idade não foi revelada) e Penélope Barbosa Corrêa. Não há feridos em terra.

O shopping Flamboyant fica no bairro Jardim Goiás e é o maior de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, a aeronave, de prefixo PT-VFI, caiu sobre 23 veículos que estavam estacionados.

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave foi roubada no aeroclube de Brasília, localizado em Luziânia (GO). Segundo a polícia, o homem brigou com a mulher e sequestrou a filha em uma rodovia da região antes de roubar o avião no aeroclube.

A queda pode ter sido intencional. O homem fez voos rasantes em outros locais da cidade antes de cair no estacionamento, a 10 metros da entrada principal do shopping. Segundo a polícia, o avião não colidiu com o edifício porque bateu antes em uma árvore de grande porte. Antes de cair, a aeronave já havia atingido de raspão uma roda gigante de um parque de diversões. A PM e os bombeiros já haviam recebido inúmeras ligações de pessoas informando que um avião desgovernado sobrevoava a cidade.

Em nota, a FAB informa que aeronaves em "alerta de defesa aérea" decolaram ao serem notificadas da ocorrência do roubo. "O acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o PT-VFI permaneceu em voo, primeiramente, por um Mirage 2000 e, posteriormente, por um avião T-27 Tucano".

Durante a perseguição, os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto de Goiânia, "a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI". A nota da FAB afirma ainda que "até o momento em que a aeronave colidiu com o solo, os órgãos de controle de tráfego aéreo e os pilotos da FAB que acompanharam a aeronave roubada não conseguiram contato-rádio com o piloto".

Uma equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vai investigar as causas do acidente. Segundo a administração do shopping, as lojas foram fechadas e o prédio isolado, mas a previsão é que nesta sexta-feira o local funcione normalmente. Às 22h20, a área ainda estava repleta de carros de polícia, bombeiros e curiosos.

Agressão
A polícia confirmou que Kléber Barbosa da Silva agrediu sua mulher com um extintor de incêndio veicular hoje em uma rodovia da região. Segundo testemunhas, ele fugiu em seguida com uma criança, que seria Penélope.

Internada em estado grave em um hospital de Goiânia, a mulher confirmou a agressão. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

O homem ainda é acusado de ter estuprado uma menina de 13 anos em Aparecida de Goiânia, cidade vizinha à capital, na última segunda-feira.

* Com informações de Sebastião Montalvão, em Goiânia

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host