UOL Notícias Cotidiano
 

17/10/2009 - 07h00

Horário de verão começa à 0h deste domingo

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A partir da 0h deste domingo (18), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão deste ano ficará em vigor até o terceiro domingo de fevereiro de 2010. É a 36ª vez que o Brasil adota a mudança, que tem como objetivo aproveitar os dias mais longos e mais quentes do verão e reduzir a demanda por energia elétrica em um período que a indústria aumenta a produção, por conta do Natal.
  • Arte UOL

Não são todos os Estados que aderiram ao novo horário, apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Pelos cálculos do Ministério de Minas e Energia, a mudança afeta cerca de 123 milhões de pessoas. No Sudeste e no Centro-Oeste, a redução da demanda por energia elétrica nos horários de pico (das 18h às 20h) deve ser de 4,4%, ou 1.790 MW. Já no Sul, a expectativa é que a demanda caia 4,6%, ou 528 MW.

A redução da demanda apenas no Sudeste e no Centro-Oeste, por exemplo, equivale a duas vezes a carga no horário de pico em Brasília.

No ano passado, foram economizados R$ 4 bilhões e houve uma redução de quase 5% na demanda por energia elétrica no horário de pico (das 18h às 20h), ou seja, menos 2.000 MW - sendo 1.500 MW nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 500 MW no Sul.

Em setembro de 2008, o governo federal estabeleceu novas regras para o horário de verão. Assim, ele passou a ter início sempre no terceiro domingo de outubro e fim no terceiro domingo de fevereiro. Se o dia do encerramento coincidir com o domingo de Carnaval, o horário só deverá ser encerrado no domingo seguinte.

Após revolta de Províncias, Argentina desiste do horário de verão

A Argentina desistiu de adotar neste ano o horário de verão, previsto para começar neste domingo, anunciou nesta sexta-feira o ministro do Planejamento, Julio de Vido. A decisão foi tomada depois que 16 das 23 Províncias informaram que não pretendiam mudar o relógio, argumentando que a medida lhes gerava prejuízos econômicos.


Em SP, metrô, trens e ônibus têm esquema especial
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo anunciaram que o horário de verão só será adotado nas operações dos carros a partir das 2h de domingo, já no novo horário, depois do encerramento do expediente. Ou seja, à meia-noite de sábado os trens estarão funcionando normalmente.

A circulação dos trens será retomada no domingo (18), às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô.

A EMTU/SP, responsável por 600 linhas de ônibus intermunicipais, também informou que as partidas programadas para a meia-noite serão feitas à 1h do horário de verão. A programação vale para as 13 linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host