UOL Notícias Cotidiano
 

05/11/2009 - 14h40

Municípios gaúchos estão em alerta por causa da chuva

Da Agência Brasil
Em Brasília
Autoridades locais estão em alerta para a possibilidade de chuva forte e contínua nos estados do Sul do país. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a passagem de uma frente fria pela região provoque chuvas fortes e temporais de hoje (5) até sábado (7).

Em Pelotas, onde ocorreram temporais na madrugada de ontem (4), os índices pluviométricos estão acima da média prevista para o mês de novembro. De acordo com a Defesa Civil do estado, 52 casas foram destelhadas com a chuva e o granizo. Houve princípio de alagamento em alguns pontos da cidade, mas apenas durante a precipitação. O fornecimento de energia, que foi prejudicado durante a madrugada, já está restabelecido.

Alguns moradores de Pelotas, que tiveram as casas atingidas pelo temporal, foram encaminhados para um ginásio da cidade. Equipes das secretarias de Serviços Urbanos, de Educação e de Habitação e da Defesa Civil estão tentando minimizar os estragos e prejuízos, de acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Pelotas, Alípio Azevedo.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ventos fortes provocaram destelhamento de duas residências também em Santa Maria. Bagé, que geralmente sofre com a estiagem, registrou índices pluviométricos de 113 milímetros. Em Uruguaiana, os bombeiros distribuíram lonas para alguns moradores que tiveram casas danificadas. A Polícia Rodoviária Federal do estado informou que um bueiro rompeu no município de Capão do Leão, provocando inundações na altura do km 527 da BR-116. Os motoristas precisam passar por um desvio, dentro da cidade, para seguir viagem.

Como as regiões atingidas do estado são na maioria metropolitanas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio ainda não contabiliza prejuízos nas lavouras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,25
    3,850
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,90
    100.303,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host