UOL Notícias Cotidiano
 

05/11/2009 - 19h14

Motor de avião que caiu na Amazônia é retirado de rio

Do UOL Notícias
Em São Paulo
O Comando da Aeronáutica informou nesta quinta-feira (5) que prossegue a operação de retirada da aeronave modelo Cessna Caravan do igarapé Jacurapá, no Amazonas. As equipes removeram o motor, que será encaminhado para análise em Cruzeiro do Sul (AC).

Sobreviventes contam como foi o acidente



O avião C-98 Caravan do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo realizou um pouso forçado na água quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AC) no dia 29 de outubro. Nove dos onze ocupantes sobreviveram.

Nesta quarta (4), o avião foi levado para a margem do rio e foram retirados os instrumentos necessários à investigação. Segundo a FAB, não há prazo para a conclusão do relatório sobre as causas do acidente. As investigações são conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Ao todo, 54 militares estão envolvidos na missão -44 da FAB, quatro do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, quatro da Marinha do Brasil e dois do Exército Brasileiro. Um funcionário civil da Funai também participa das ações, que vão do nascer ao pôr-do-sol.

As operações acontecem com o uso de equipamentos de mergulho e de embarcações. Uma clareira foi aberta no local e três helicópteros H-60 Blackhawk, além de um avião C-105 Amazonas, estão apoiando as ações da equipe em terra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,16
    3,847
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,60
    100.688,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host