UOL Notícias Cotidiano
 

11/11/2009 - 14h51

Serra diz que explicações sobre o apagão são incoerentes

Daniela Paixão
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Serra: apagão é fenômeno muito grave

O governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou o governo federal pelo apagão que atingiu 18 Estados. Segundo o tucano, o que aconteceu foi "um exemplo perturbador e um fenômeno muito grave". Para ele, o blecaute foi uma prova de como o sistema de fornecimento de energia é falho no Brasil. "O sistema mostrou-se, sim, vulnerável. Temos que corrigir isso agora", afirmou.

Em evento nesta quarta-feira (11) no Centro Educacional Unificado (CEU) de Paraisópolis, na zona sul, o governador também atacou o que chamou de falta de coerência nas explicações do governo. "Não há um entendimento a respeito dessas explicações. Itaipu diz uma coisa. O operador nacional do sistema diz outra. E o Ministério de Energia diz uma terceira", ironizou. "Nós estamos até agora sem saber o que aconteceu. E é importante (saber a causa do corte de luz) para resolver o problema."

Serra também argumentou que é preciso maior investimento do governo federal nessa área. "Nunca no país todas as turbinas de Itaipu tinham parado de uma vez. É preciso evitar isso no futuro. Precisamos de investimento, manutenção e qualidade da manutenção para evitar problemas como esse", alegou.

O governador também defendeu que São Paulo tenha um centro operacional próprio. Ele informou inclusive que, há um ano e meio, enviou um ofício ao Ministério de Minas e Energia. "Sublinhamos os pontos importantes para essa questão, mas..."

Encontro
A secretária estadual de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, estava ao lado de Serra no evento. Ela avisou que segue ainda nesta quarta-feira para uma reunião com o ministro Edison Lobão, que convidou autoridades para um encontro do comitê de monitoramento do setor, às 17h.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,39
    4,048
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    2,76
    94.484,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host