UOL Notícias Cotidiano
 

15/12/2009 - 16h17

Trabalhadores e companhias aéreas entram em acordo; greve no Natal é cancelada

Talita Boros
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Trabalhadores da aviação civil e as companhias aéreas firmaram acordo na tarde desta terça-feira (15), em audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Paulo, sobre o reajuste de 6% no salário dos aeroviários (funcionários de empresas aéreas que trabalham em terra) e aeronautas (pilotos, co-pilotos e comissários).

De acordo com a Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), ligada à CUT, a greve prevista para os dias 23 e 24 foi suspensa com a aprovação do aumento proposto pelo ministério.

A assinatura do acordo será realizada na quinta-feira (17), na sede do Snea (Sindicado Nacional das Empresas Aeroviárias), no Rio de Janeiro.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas queria também que as empresas aéreas disponibilizassem cestas básicas para os funcionários com menores salários, mas essa questão não foi aceita pelas companhias.

No dia 3 de fevereiro, será realizada uma nova audiência no MPT apenas para tentar resolver essa pendência.

Inicialmente, os trabalhadores exigiam 10% de reajuste. Depois de uma primeira audiência, o MPT sugeriu o índice de 6%, que foi aprovado na tarde de hoje.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host